domingo, 14 de outubro de 2018

Hora de Fecho: Remodelação no Governo: Costa muda 4 ministros

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Remodelação no Governo, a um dia da entrega do Orçamento do Estado. António Costa nomeou o novo ministro da Defesa e substitui mais três: os ministros da Economia, Cultura e Saúde.
O primeiro-ministro propôs a nomeação do antigo secretário de Estado da Cooperação João Gomes Cravinho para novo ministro da Defesa Nacional, em substituição de José Azeredo Lopes.
O primeiro-ministro propôs ao Presidente da República que o atual ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, fique também responsável pela pasta da Economia, em substituição de Manuel Caldeira Cabral.
Mudança da energia para o Ambiente acontece no meio de conflitos, mas também de negociações com a EDP sobre a CESE. Deputado do Bloco liga remodelação de secretário de Estado da Energia à elétrica.
A tempestade fez um desvio inesperado e não entrou por Lisboa, como estava previsto. O "landfall" (toque em terra) foi registado na Figueira da Foz, onde os ventos atingiram máximos históricos.
Horas depois da passagem do Furacão Leslie na Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, no distrito de Leiria, era visível a destruição em restaurantes, casas e apoios de praia.
O Leslie entrou pelo centro do país, dirigiu-se para noroeste e chegou a Espanha. Provocou quase 2 mil ocorrências, sobretudo queda de árvores, desalojados e mais de 300 mil pessoas ficaram sem luz.
O furacão, o pior desde a tempestade de 1842, entrou em Portugal. Mudou de direção e seguiu para norte. Há 15 distritos em alerta amarelo. Há 27 feridos ligeiros e 61 desalojados.
Os incêndios do ano passado confrontaram o país com uma tragédia inédita: 115 mortos, centenas de casas e empresas destruídas. "Ainda aqui estou" reconstitui a história com relatos de quem sobreviveu.
O pintor espanhol Eduardo Arroyo morreu na sua casa em Madrid, rodeado pela família. Tinha 81 anos. Era um dos pintores mais importantes e radicais da arte espanhola do século XX.
Na última parte de um especial dividido em quatro capítulos, José Carlos Fernandes chega à actualidade, analisando a linha comercial nem sempre recta que vai dos EUA ao Japão, passando por Portugal.
Opinião

Rui Ramos
Se em relação aos crimes sexuais, criarmos um regime em que a emoção da vítima dispensa o apuramento judicial dos factos, estaremos apenas a destruir o consenso sobre a condenação desses crimes. 
Helena Garrido
Vivemos num país profundamente machista mascarado de defensor da igualdade de género. Gastam-se energias a procurar o feminino das palavras enquanto se encontram desculpas para uma violação.
João Pires da Cruz
É verdade que não devemos dar a democracia como adquirida. Mas é bom não esquecermos que nunca houve nenhuma ditadura que não tivesse um enorme suporte popular, a começar pela nossa. 
Rita Fontoura
Queremos um ensino tendencialmente gratuito, mas não queremos que o Estado decida qual a ideologia, religião ou modelo educativo que melhor se adequa aos nossos filhos. Isso é tarefa das famílias. 
José Manuel Fernandes
O caso da ERSE, depois do caso de Tancos, depois do caso do Infarmed, indica que quem governa acha que pode fazer o que entender sem seguir regras ou sofrer consequências. Um dia a paciência esgota-se
MAGG

Marta Gonçalves Miranda
As agências de viagens entraram no espírito natalício e há propostas imperdíveis. Só convém ser rápido, os preços não tardam a subir. 

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário