domingo, 14 de outubro de 2018

Equipa CCVEstremoz Viagens no Cosmos Manjares no Claustro do Convento das Maltezas - O Centro Ciência Viva de Estremoz

Recriação Histórica de um Jantar Monástico de Sséculo XVI/XVII  com Ciência


Ouvir estilhaçar as esferas de cristal onde Aristóteles “pendurou” os planetas enquanto degusta uma Sopa de “queijo” de Caldo de Vaca…
Aprender a marcar os solstícios e equinócios com um pau, espetado no chão, a saborear Almôndegas de Borrego…
Perceber os movimentos do Sol enquanto come uma Perdiz das Maltezas…
Falar sobre gravidade a saborear uma sobremesa única, o Pudim de Água do Convento das Maltezas…

Durante uma noite única a prioresa do Convento das Maltezas recebe no interior das seculares paredes do Convento uma embaixada de freiras, monges e sábios cientistas, bem com a Vós curiosos peregrinos. Porque as demandas da Fé e do Saber desgastam Vossas vestes e enfraquecem Vossos físicos, temos para Vós vestes quentes e alimentos para o corpo e para a Alma.

O Convento das Maltezas é o lugar privilegiado para numa noite de Outono, em torno de uma ceia monástica, contactar com algumas das personagens que moldaram a forma como os Homens foram encarando o Universo que os rodeia. Da perfeição das esferas de cristal de Aristóteles, onde se encontram pendurados os planetas do nosso sistema Solar até à maravilhosa visão que a Ciência actual nos proporciona, um longo caminho foi percorrido…

A Ciência, a Gastronomia, a História, a Olaria e a Música auxiliam esta fantástica viagem no tempo, permitindo experienciar como seria, em todo o seu esplendor, um banquete monástico do século XVII; Qual a ementa? Quais os talheres utilizados? … e as regras de etiqueta? … e a iluminação? … haveriam guardanapos?
“Na verdade, a imaginação não passa de um modo da memória, emancipado da ordem do tempo e do espaço”.                   
Samuel Coleridge

Mais informações e inscrições em

As inscrições são limitadas e decorrem até dia 18 de Outubro.

O Jantar Monástico é organizado numa parceria entre a Ad Ruina o Centro de Ciência Viva de Estremoz e a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre - Turismo de Portugal. Este evento conta ainda com o apoio da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, do Centro Educativo Alice Nabeiro, do Município de Montemor-o-Novo, do Município de Évora, da Irmandade da Cerveja, do Município de Estremoz, da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, do Instituto de Ciências da Terra e da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
                   

--
Centro Ciência Viva de Estremoz
Convento das Maltezas, 7100 - 513 Estremoz
www.ccvestremoz.uevora.pt |  | tlf.: 268 334 285 | tlm.:912 165 111 / 968 312 768

Nenhum comentário:

Postar um comentário