Enquanto dormia...
... nas intercalares dos EUA, Donald Trump perdeu a Câmara dos Representantes, mas ganhou espaço no Senado. Foi assim uma vitória com travo amargo para os democratas, que têm uma profunda reflexão pela frente: nas primeiras eleições pós-Trump, o Congresso ficou tão dividido como o país que representa.
Da madrugada eleitoral ficou ainda:
- Os muitos “pela primeira vez” destas eleições: mulheres, gays, nativo-americanos e negros foram eleitos.
- Os desfechos dos referendos que também estiveram nos boletins de voto, da marijuana ao aborto, passando pelo salário mínimo e pelos 10 mandamentos.
- Nas análises dos media, a CNN diz que a onda azul não foi um tsunami; o New York Times aconselha os democratas a escolher as próximas batalhas com sabedoria; o Washington Post fala de uns EUA ainda mais divididos; o Wall Street Journal não acredita que tenha sido feito um check à presidência; e só o The Guardian diz que o controlo do poder por Trump chegou ao fim.
- Na Internet, a brincadeira principal foi comparar estas eleições com as de 2016 com memes e muito humor.
Por cá, o dia 1 de Web Summit foi marcado por cinco grandes temas. Falou-se de igualdade de género, privacidade, criptomoedas, fake news e do Prémio Inovação Europeia.
Os outros destaques do dia de ontem:
- O ex-diretor de Investigação da Cambridge Analytica, que denunciou a utilização indevida de 87 milhões de contas de Facebook, contou tudo o que se passou durante o tempo em que trabalhava na empresa. Pode ouvir o resumo da intervenção neste vídeo em que garante que "o Facebook sabia de tudo".
- André Villas-Boas, o ex-treinador do FC Porto, apareceu como um "hippie", contou que está a aprender alemão, admitiu o fascínio pelo Japão, disse que não sabe onde vai treinar no próximo ano e falou (muito) sobre futebol.
- Ficou ainda contada a história de amor que vem da primeira Web Summit: Nuno e Joana encontraram-se entre um alinhamento de táxis e uma conversa sobre a eleição de Trump.
Outra informação relevante
Dez britânicos morreram em Espanha enquanto tomavam Nolotil. A venda do medicamento foi restringida, apesar de não ter sido estabelecida qualquer associação directa com o analgésico. Em Portugal já houve 11 casos de um dos efeitos secundários do remédio, alterações no sangue, mas nenhum com gravidade. A Carolina Branco tem 5 respostas para perceber o problema.
Foi a surpresa científica do dia: um estudo do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian sobre o objeto interstelar 'Oumuamua' admitiu que este seja uma sonda alienígena enviada para estudar a Terra. Mas afinal o que é mesmo o estranho objecto que passou no sistema solar em 2017: um ‘charuto’ interespacial, uma nave extraterrestre ou um negócio milionário? A Marta Leite Ferreira foi perguntar aos astrónomos (e há opiniões bem diferentes).
Depois de a Assembleia ter confirmado que a 'password' de José Silvano foi usada por outro deputado, o secretário-geral do PSD sentiu finalmente necessidade de se justificar. Explicou ao pormenor que não recebeu indevidamente dinheiro do parlamento, mas não conseguiu argumentos para as falsas presenças no plenário: disse apenas que já pediu para lhe marcarem falta.
Marcelo prometeu e cumpriu: não o calam sobre Tancos. Ontem voltou a falar sobre o tema. Ele e o primeiro-ministro. Ambos negaram divergências sobre o caso. Costa disse partilhar da "mesma ansiedade do Presidente". Ele respondeu que quer apenas que se "apure integralmente a verdade". Jerónimo de Sousa defendeu a posição presidencial, no dia em que foi marcado o arranque da Comissão de Inquérito: é já dia 14.
Depois da vitória por 4-1 frente ao Lokomotiv, falta apenas um ponto ao FC Porto para garantir a passagem aos oitavos da Liga dos Campeões. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que Sérgio Conceição fez de de Óliver uma startup de futebol. E Herrera ainda acabou a confessar que gostaria de renovar.
Nos outros jogos da noite, o destaque vai para o pesadelo do Mónaco: viu o presidente ser detido à tarde e foi goleado à noite.
Nas audições sobre o Orçamento, ontem passaram pelo Parlamento as ministras da Saúde e da Cultura. Marta Temido voltou a não se comprometer com datas para a ala pediátrica do S. João, mas diz que "não dormirá tranquila" até isso acontecer; Graça Fonseca foi de novo acusada de "ditadura do gosto através da fiscalidade" por causa das diferenças do IVA na cultura (com a polémica das touradas em destaque). Manuel Alegre até já escreveu a António Costa para defender esse direito, escreve o Público.
Bruxelas expôs dados pessoais de autarcas de toda a Europa devido a falha de segurança. A falha da Comissão Europeia deu-se num concurso de wi-fi grátis nas cidades, levando à exposição de moradas, telefones, cartões de cidadão e passaportes de milhares de políticos europeus, conta o JN.
A Ryanair está a ser investigada por coacção de grevistas. O Ministério Público está a analisar três notificações feitas pela Autoridade para as Condições do Trabalho após as paralisações em Portugal, noticia o Público.
O Santander aumentou os custos dos cartões em 34% e dificultou as isenções. Segundo o Jornal de Negócios, o banco garante que as comissões são competitivas.
Há polémica na Quercus. O Presidente admite vender ao dono de uma zona de caça terrenos comprados com donativos. Quem doou dinheiro lançou uma petição.
Um guarda prisional morreu baleada durante uma acção de tiro em Paços de Ferreira. Foi atingida por um dos formadores.
Sérgio Moro deu a sua primeira — e longa — conferência de imprensa desde que aceitou ser o novo ministro da Justiça do Brasil. Falou de tudo: armas, Lula, a corrupção que vai enfrentar e o “moderado e sensato” Bolsonaro.
Em França, foram detidas seis pessoas ligadas à extrema-direita. Estariam a planear um ataque contra o Presidente Emmanuel Macron.
A história do jogador brasileiro que apareceu semi-decapitado e mutilado é mais complicada do que parecia. Antes da sua morte, o futebolista publicou fotos na cama com a mulher do homem que já confessou ser o seu assassino. Ele justificou que o apanhou a violá-la. Mas ela aparece a dormir.
Os nossos Especiais
O ex-Primeiro-Ministro da Finlândia é pré-candidato do PPE a presidente da Comissão Europeia. Alexander Stubb já foi tido como um dos falcões da austeridade, mas agora quer ser a imagem da modernidade, o oposto do burocrata cinzento de Bruxelas. A entrevista ao político triatleta que precisa de “alguns golos à Ronaldo” para ser eleito é do Pedro Benevides e do Rui Pedro Antunes. O vídeo da conversa pode ser visto aqui.
Já o candidato socialista à Comissão Europeia dá Portugal como exemplo de sucesso. Frans Timmermans, falou do Governo de António Costa como modelo a seguir na Europa.
A nossa opinião
- Maria João Avillez escreve "António Costa dono disto tudo?": "Vale a pena antecipar o duelo entre dois homens que mutuamente se medem: Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional (PSD) e Paulo Cafofo (apoiado pelo PS), presidente da Câmara do Funchal".
- Luís Aguiar-Conraria escreve "Os meus dois centavos sobre a direita": "Muito mais importante do que ter um CDS que põe a bolinha ao centro ou um PSD que se diz de centro esquerda, o essencial era haver dois partidos: um partido conservador e um partido aberto e liberal".
- Maria João Marques escreve "Fake news e insultos reais": "Porque não é só o defeito nos neurónios que assegura o sucesso das fake news. O ódio político é o principal motor. Não interessa nada se uma informação tiver todo o ar de ser falsa ou se for absurda".
- Nuno Crato escreve "Uma história do Bolshoi": "Sentei-me na cadeira de Shostakovich e fotografei o camarote de Stalin. Os tempos são outros, mas há dramas que ainda hoje nos fazem calafrios".
- André Abrantes Amaral escreve "Uma solução para a habitação é respeitar a propriedade": "Há 10 anos poucos escolhiam a Baixa ou Arroios para morar. Agora muitos gostariam de lá viver. Aquelas zonas reabilitaram-se pois o direito de propriedade permitiu que as habitações fossem recuperadas".
Notícias surpreendentes
Qual a ligação entre Don Juan, Salazar e uma faca na Avenida da Liberdade? A nova peça de Pedro Gil recria o aventureiro libertino e transforma-o num comentário ao Portugal de hoje e aos interditos do Estado Novo. A comédia estreia-se esta quarta no Teatro São Luiz, em Lisboa.
Um passageiro da Ryanair conseguiu encontrar uma forma engenhosa de contornar a nova política de bagagem da companhia e não pagar. E filmou todo o processo. Spoiler: inclui um casaco transformado.
Dave Hollande vai ser uma das figuras do Guimarães Jazz. O homem que deixou a escola com 15 anos, gravou mais de 180 discos e tocou com Miles Davis, aos 72 ainda é uma lenda viva: “Há que seguir os sonhos”, explica.
"O" desfile do ano é já na madrugada desta quinta para sexta-feira. Há 61 anjos confirmados para usar as asas da Victoria's Secret. Entre caras novas, regressos surpreendentes e as modelos de sempre, já se sabe também quem vai actuar na passerelle e quem vai usar o soutien de um milhão.
Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium.
Boa quarta-feira
(ainda que a depressão Beatriz traga frio e vento, deixando o país em alerta amarelo)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário