quarta-feira, 7 de novembro de 2018

O desafio da reconstrução do Brasil

Brasil profundo
O País no rumo de sua grandeza histórica? — Sim, se almejar o cumprimento de sua missão providencial, sendo fiel a si mesmo e fiel à tradição cristã

♦  Marcos Machado
Os resultados do segundo turno das eleições nacionais têm sido objeto, como é natural, de comentários e análises tanto da mídia nacional e internacional quanto de todos os quadrantes ideológicos.
Não é, portanto, nosso objetivo andar sobre terreno batido nem cansar o leitor repetindo pontos de vista já tratados.
Queremos ser práticos e alinhar alguns pontos úteis à reação conservadora que lotou as ruas de nossas grandes cidades a partir de 2015 com o slogan “Devolvam o meu Brasil”.

Slogan nascido de uma negação e de uma afirmação!

Quantas vezes a sabedoria popular cunha um slogan ou um provérbio de significado muito profundo.
Assim, “Devolvam o meu Brasil”, nasceu de uma insatisfação profunda do povo brasileiro — melhor diria da alma brasileira — com o lulopetismo.
Só insatisfação? — Não!
Claro que a roubalheira, os desfalques dos cofres públicos, a formação de poderosas quadrilhas para beneficiar petistas e bolivarianos contribuiu poderosamente para levar às ruas milhões de brasileiros.
Temos também uma afirmação: é a noção de um Brasil que foi destinado pela Providência a uma missão especial no concerto das Nações ibero-americanas e em nível mundial.
Combater a esquerda e edificar o novo Brasil, eis o gigantesco programa-desafio que se abre para nós com a derrota do lulopetismo.

“Este ainda será um grande País”

         Conforme Plinio Corrêa de Oliveira, “É certo que a Providência nos galardoou com escolhidíssimos dons naturais. Destes dons, o Brasil tem alguns que nenhum outro país do mundo pode se jactar de possuir. Outros, nós os temos em grau apreciável, embora menor do que certas regiões da Europa, da Ásia e da África. Raros, entretanto, são os países que podem inventariar em seu território uma tão larga, tão rara e tão preciosa série de riquezas quanto o Brasil”.1
Ao lado dessa grandeza de território e de riqueza material, há na psicologia do brasileiro uma característica, certa esperança, dir-se-ia uma certeza, de que o Brasil ainda será um grande País. Essa esperança de que o Brasil tem uma missão providencial nota-se nos mais diferentes ambientes ou regiões e nas mais diversas camadas sociais.

Construiremos sobre os alicerces dos valores morais

Convido o leitor a transpor o que segue, ipsis litteris, para 2018:
“Eu tenho a certeza que esta Nação responderá com uma força que ainda ninguém lhe conhece, mas que está nascendo nas tormentas do momento atual. Responderá: Ego sum! E todos os agitadores serão obrigados a se prostrar. E os agitadores cairão por terra, porque conhecerão isto que existe entre outras coisas de autenticamente novo no Brasil novo. É a decisão de progredir fiel a si mesmo e fiel à tradição cristã; fiel à família, fiel à propriedade, e de lutar com uma força que impressionará o mundo, contra quem quer que imagine que sua mansidão é moleza e que contra ele pressões possam trazer resultado”.2

Grandeza de alma do brasileiro

Tratamos da grandeza natural com que Deus galardoou o Brasil. Vamos agora à grandeza de alma.
“Um exame mais atento da História do Brasil convenceu-me, por outro lado, que os fatos demonstram à saciedade a grandeza de alma com que Deus dotou o brasileiro.
“O brasileiro, quando se empolga por um ideal que dele se apodere inteiramente, é capaz de chegar aos mais extremos sacrifícios, aos mais árduos esforços, às mais absolutas privações. É um erro imaginar que o indiferentismo é um traço distintivo do brasileiro. Quando o brasileiro se deixa dominar por um ideal, ele se torna coerente e intransigente como os povos que mais o sejam.
“O brasileiro ainda poderá ser um homem à altura das grandezas materiais dentro das quais nasceu? Sim!
“Envia o vosso Espírito, e todas as coisas serão criadas, e será renovada a face da Terra, exclama a Sagrada Liturgia. E esse Espírito que criou o mundo e que pode renová-lo, não quererá ou não poderá renovar esse Brasil que Ele próprio criou?”3
*   *   *
Como afirmou Santa Joana d´Arc, “os soldados batalharão e Deus lhes dará a vitória”. O Brasil se levantou a partir de 2015, o PT foi alijado do Poder, e agora temos diante de nós o desafio da reconstrução do Brasil.
O Cristo Redentor e Nossa Senhora Aparecida inspirem e guiem nossos passos nesta grande Reconquista do Brasil rumo à sua grandeza histórica e sua missão providencial.

____________

Notas:
  1. Trecho do discurso no encerramento da Campanha contra a infiltração comunista na Igreja, 12-9-68.
  2. Idem.
  3. Plinio Corrêa de Oliveira, Patriotismo autêntico, “Legionário”, 29-1-1939.


Nenhum comentário:

Postar um comentário