quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

360º- A vida de um preso na Ala B da prisão de Lisboa; o filme do voto-fantasma de Barreiras Duarte e as sanções que aí vêm; e as eleições no Montepio

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... depois do motim, fomos perceber afinal o que se passa com a prisão de Lisboa. Há dez anos que os governos tentam encerrar o EPL e até já falam em tornar o local  da prisão em habitações de luxo e num hotel. Mas enquanto isso não acontece, há celas degradadas, ratos a sair das sanitas, reclusos fechados 22 horas por dia e denúncias de agressões. Um dos detidos conta à Sónia Simões como é viver na Ala B, a que se revoltou na terça-feira.

O Capelão do Estabelecimento Prisional de Lisboa confirma essa falta de condições na prisão. Numa entrevista à TSF, o padre João Nogueira fala de problemas que vão “desde a alimentação, às condições de higiene, até à falta de produtos".O Público acrescenta que a cadeia de Lisboa já teve 312 dias de greve este ano.


A Associação Mutualista Montepio elege esta sexta-feira o líder para os próximos três anos. Os 600 mil associados têm a promessa do Governo de que "fará tudo" para lhes garantir as poupanças, mas nem assim a guerra pela presidência diminuiu. O Nuno Vinha e o Edgar Caetano revelam o que prometem Tomás Correia (que se recandidata) e os que o querem derrubar.



Outra informação relevante 
Já se sabe quem votou o Orçamento em vez de Feliciano Barreiras Duarte que não estava no plenário: o voto contra do deputado do PSD entrou no computador do antigo secretário-geral do partido pela mão da deputada Mercês Borges. Ao Rui Pedro Antunes ela justifica que já registou várias vezes colegas que não estavam no hemiciclo, mas não sabe "precisar" se o fez por Feliciano naquele dia, e que tal aconteceu "não foi com instinto de maldade ou vigarice."

O filme deste voto-fantasma permite perceber como tudo se aconteceu. Ora veja o vídeo.

Esta notícia surge no mesmo dia em que Ferro Rodrigues defendeu sanções graves para os deputados incumpridores. O presidente da Assembleia da República, que na conferência de líderes extraordinária para discutir o tema, disse que estava em causa o "prestígio da democracia", e que é preciso acabar com estas irregularidades inquestionáveis. Será ainda criado um grupo de trabalho para discutir a questão das deslocações e ajudas de custo. 

Uma das decisões já tomadas é a de que vai existir um novo registo para as presenças em plenário. Mas foi rejeitado o recurso ao uso de dados biométricos.

A guerra com  os professores está para durar e não há acordo à vista. O governo recusa recuperar o tempo integral e diz que não está obrigado a isso pelo Parlamento, por isso deu mais cinco dias para os professores pensarem numa proposta. A Fenprof diz que foi a uma das reuniões mais absurdas a que já assistiu neste processo negocial.

Com as minhas desculpas a Mário Nogueira, mas a Comissão de Defesa deve ter assistido a pior, a ver pela troca de insultos entre CDS e PS sobre o que fazer com os documentos sobre o furto a Tancos enviados pela PGRAntónio Carlos Monteiro acusou Ascenso Simões de ser um "arruaceiro" e a resposta do socialista não podia ser mais dura: chamou-lhe “fascista", gritando que não era " dono do parlamento”


A Proteção de Dados pode obrigar a atrasos no fim das fatura em papel marcado já para janeiroO risco de violação de privacidade dos consumidores no novo processo é o principal motivo para o parecer negativo, explica o Jornal de Negócios.

A Câmara de Lisboa está a reforçar equipas para a fiscalização do alojamento localdepois de já ter travado aa abertura de novas unidades em várias freguesias do centro histórico, escreve também o Jornal de Negócios.

A Ministra do Mar afirma que um acordo com os estivadores é “absolutamente essencial”. Em entrevista ao Público e à RRAna Paula Vitorino diz que está em causa o futuro do Porto de Setúbal.

Marcelo veio ontem voltar a falar do enriquecimento dos detentores de cargos políticos. Apesar de não mencionar casos concretos (apesar de não ser difícil pensarmos em vários), disse que é “essencial” que os políticos não saiam dos cargos mais ricos do que entraram.

Um vídeo gravado por testemunhas mostra como um polícia de folga imobilizou o homem que agrediu a mulher grávida de nove meses. O agressor foi detido. A mulher sofreu várias lesões. E ainda não se sabe o que pode acontecer ao agente.

A direção do Turismo do Porto e Norte demitiu-se após a detenção do seu presidente por suspeitas de viciação de em casos de contratos públicos. Foram marcadas eleições antecipadas para 18 de janeiro.

Xi Jinping saiu de Portugal com 17 acordos bilaterais assinados entre o governo português e o chinês.Em destaque a cooperação económica entre os dois países.

Benfica venceu o P. Ferreira  por 2-0 e ficou a um ponto da Final Four da Taça da LigaNão houve greve, mas foi uma noite de serviços mínimos, escreve o Bruno Roseiro na crónica. A estrela, em mais uma estreia foi, novamente, João Félix.

Em França, Macron cedeu por completo aos "coletes amarelos"O aumento dos impostos sobre os combustíveis, que estava apenas suspenso por seis meses, foi definitivamente deixado cair. Mesmo assim espera-se um sábado de mais protestos gigantescos em Paris.

A directora financeira da Huwaei foi detida no Canadá a pedido dos EUA por ter alegadamente violado as sanções contra o Irão. Mas a China pede a libertação imediata de Wanzhou Meng.



Os nossos Especiais
O Tribunal de Contas abriu uma nova auditoria aos contratos das PPP depois de suspender a fiscalização anterior. Neste relatório, a que a Ana Suspiro e o Luís Rosa tiveram acesso, o governo de Passos Coelho é criticado por não respeitar o "interesse público".



A nossa opinião
  • José Manuel Fernandes escreve "O polvo está vivo, de boa saúde e a rir-se de nós": "A lista é um "quem é quem" do país que somos, e estão todos com alguém nada recomendável: Tomás Correia, o eterno homem do Montepio. Porquê? Porque Portugal continua doente. E o polvo vivinho da costa".
  • Helena Garrido escreve "Retrato de uma dívida ainda demasiado alta": "O Estado e mesmo os bancos estão em pior situação para enfrentar uma crise do que estavam há uma década quando o abalo do subprime gerou a Grande Depressão".
  • Paulo Tunhas escreve "… e um príncipe mongol": "Não é de estranhar que surjam por aí muitas vozes, que não se limitam às dos maluquinhos do costume, a decretarem que, em democracia, o combate ao aquecimento global nunca terá sucesso".
  • João Araújo escreve "Matemática: águias no galinheiro": "Infelizmente, em muitos países, Portugal incluído, as escolas são vistas como enormes repositórios de cobaias grátis e a política educativa como “investigação em ação”".
  • Isabel Teixeira da Mota escreve "Servir é um poder? Por que motivo interessa responder a esta pergunta": "Numa cultura como a nossa, que contrapõe mandar e servir, poder e obedecer, acabamos por assumir uma visão caricatural do serviço quando este é uma forma de relação que só os seres humanos podem ter".



Notícias surpreendentes 
Hoje estreia "Silvio e os Outros", de Paolo Sorrentino. É um olhar diferente sobre Berlusconi a que Eurico de Barros dá três estrelas. Mas há mais três boas sugestões.


E se alguém manipular o seu cérebro e usar essas informações? Com o avanço tecnológico, os investigadores propõem uma espécie de lei de proteção de dados para que o que sabemos e pensamos não seja uma arma de crime.


Ninguém sabe da princesa Latifa do Dubai desde Março, quando tentou fugir do controlo do regime. A BBC vai emitir um documentário esta quinta-feira sobre o mistério do seu desaparecimento. O plano de fuga terá sido preparado durante 7 anos, mas a princesa foi capturada quando já escapava num iate.

A exposição "Photo Ark" de Joel Sartore, fotógrafo da National Geographic, está em exposição em Lisboa até maio. E inclui seis imagens inéditas tiradas a animais em Portugal.

Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa quinta-feira
(e saiba que o apresentador dos Óscares de 2019 vai ser... o comediante Kevin Hart)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário