sábado, 29 de dezembro de 2018

Manhã de sábado: 2019: O fim da geringonça e o que falta resolver /premium

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Vêm aí 9 meses de campanha eleitoral contínua. E, pelo meio, pontos delicados para António Costa que quer voltar a ocupar o cargo de primeiro-ministro. Que pedras terá de sacudir do sapato até lá?
São três desejos – e três avisos – do Presidente da República para o ano que aí vem: "Bom senso no que é essencial, não desregrar as contas públicas e que não se assumam compromissos impossíveis"
A líder do Bloco de Esquerda utilizou a mensagem de ano novo para prestar as contas de uma legislatura. Catarina Martins anteviu ainda um ano de 2019 marcado por escolhas e combates políticos.
O inquérito interno da Carris ao acidente com o elétrico que descarrilou este mês na Lapa, em Lisboa, concluiu que o descarrilamento "ocorreu por erro humano" e nega "anomalias no veículo".
Renda da casa, portagens, tabaco, refrigerantes, o pão e o leite vão subir de preço em 2019. Mas também há boas surpresas: a eletricidade e a gasolina baixam, pelo menos para já.
Carros mais altos como SUV e monovolumes vão pagar menos portagens a partir de 1 de janeiro. Têm de ter entre 2,3 e 3,5 toneladas e utilizar o sistema de pagamento automático.
Rui Vitória não desmentiu a proposta do Al Nassr mas garantiu que vai "ficar no Benfica" porque está "muito bem". "Deixem-nos trabalhar!", atirou o treinador, que sublinhou a importância de objetivos.
O Benfica foi à Vila das Aves sabendo que só precisava de empatar e não conseguiu tirar esse facto da cabeça. Esteve a perder, empatou e passou: mas o "período de retoma" ainda não terminou.
Faz este sábado 5 anos que um acidente de ski deixou Michael Schumacher às portas da morte. As últimas novidades oficiais sobre o estado de saúde do piloto de F1 são de 2014. Desde aí, só rumores.
Xutos & Pontapés, Salvador Sobral, Mão Morta, Capitão Fausto, First Breath After Coma e Branko estão entre os artistas portugueses com regresso aos discos em 2019.
Coloque-se por momentos na pele de Cristiano Ronaldo e goze a velocidade do mais possante dos seus brinquedos. O Chiron atinge 420 km/h e, entre o ruído e as vibrações, a experiência é brutal. 

Opinião

Luís Reis
Sou um utente frequente do SNS onde sou submetido mensalmente a uma intervenção que implica a utilização de uma pequena peça que custará 10 a 15 cêntimos. Mas já aconteceu as peças estarem "esgotadas"
Sebastião Bugalho
Ninguém pergunta até onde é normal o MNE russo ser recebido em Lisboa oito meses depois de o governo subscrever as conclusões do Conselho Europeu que culparam a Rússia pelo atentado em Inglaterra?
José Manuel Fernandes
De repente Costa omitiu a palavra-fetiche: austeridade. E até descobriu que passámos "anos difíceis". É um sinal de que o blá-blá da "reposição de rendimentos" se tornou a bomba-relógio da geringonça.
José Milhazes
Quase todos os dirigentes da Igreja Ortodoxa Russa colaboraram com os serviços secretos soviéticos, incluindo Alexis II, o antigo Patriarca, e Kirill, o actual, que tinha o pseudónimo de “Mikhailov”.
Fernando Leal da Costa
No caso do ex-ministro da Saúde louva-se a passagem de “somos todos Centeno” para “falta investimento” na Saúde. Todos os que passámos pela governação ficámos mais lúcidos depois de abandonar funções.
MAGG

Marta Cerqueira
O voo entre Portugal e o Brasil foi o primeiro de quatro sem descartáveis a bordo. No total, foram evitados 350 kg de plástico.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário