terça-feira, 23 de abril de 2019

VIH e hepatites virais na prisão

Hospital de Santarém avalia detidos infetados no EP de Torres Novas.
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai deslocar uma equipa de saúde ao Estabelecimento Prisional (EP) de Torres Novas para a realização de consultas e rastreio de hepatites virais e VIH. Esta iniciativa surge na sequência da assinatura de um Protocolo, em julho de 2018, entre os Ministérios da Saúde e da Justiça.
Esta tipologia de abordagem clínica traz ganhos significativos quer para os reclusos quer para os profissionais de saúde, evitando-se a deslocação dos detidos ao Hospital, a poupança de recursos e evitando constrangimentos de vária ordem.
Presentemente, um médico e uma enfermeira do Hospital de Dia de Doenças Infeciosas do HDS deslocam-se periodicamente aquele Estabelecimento Prisional (com cerca de 50 reclusos), onde efetuam consultas, fazem colheitas de sangue para análises e utilizam um equipamento portátil que, através da realização de fibroscan permite avaliar estadíos de doença mais avançados, nomeadamente o grau de fibrose do fígado daqueles reclusos.
A equipa do HDS segue dez doentes, a maioria com hepatite C crónica , tendo-se já iniciadas terapêuticas com fármacos inovadores para hepatite C em dois doentes, encontrando-se outro medicado para VIH.
O Hospital de Dia de Doenças Infecciosas do HDS, que segue presentemente cerca de 800 doentes com infecção VIH e 400 com hepatite C crónica. A unidade tem tido uma política de abertura à comunidade e de saída das paredes do Hospital, com contactos e formações em escolas, comunidades terapêuticas, outras Instituições de saúde e agora nas prisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário