quarta-feira, 22 de maio de 2019

Verão vai ter ondas de calor prolongadas. Máximas de 43º durante vários dias

As ondas de calor na Península Ibérica são mesmo aquilo que o siteAccuweather chama "a grande história deste verão".
O Accuweather é responsável por uma das apps mais populares para a previsão meteorológica em todo o mundo e, em comunicado, deixa claro que nas regiões mais afetadas, as temperaturas vão atingir máximas de 43 graus Celsius, durante vários dias seguidos.
O meteorologista que assina o documento afirma ainda que "mesmo quando as ondas de calor passarem, as temperaturas vão manter-se perto ou mesmo acima do normal, para pouco tempo depois subirem para níveis novamente perigosos".​
Também as noites vão ser mais quentes do que estamos habituados, principalmente durante as ondas de calor. Serão condições perigosas já que em muitas habitações "o ar condicionado não terá possibilidade de fazer baixar as temperaturas das casas para o calor que se irá fazer sentir no dia seguinte".
O calor na Península Ibérica vai começar já em junho e sobe também o alerta de incêndio. O Accuwheather aponta a região Norte do país, como aquela que vai sob maior risco.
"Depois de um inverno e primavera chuvosos" há mais vegetação do que em anos anteriores, de acordo com o mesmo site. O problema é que "as ondas de calor intenso e o clima seco" dos próximos meses vão secar essa vegetação e "na segunda metade do verão o risco de grandes incêndios vai aumentarbastante".
É natural que a "ameaça se possa estender até ao outono, com o clima a manter-se seco e quente durante mais algum tempo", acrescenta ainda o comunicado.
Ruy Tukaiana / TSF


Nenhum comentário:

Postar um comentário