domingo, 28 de julho de 2019

Pampilhosa da Serra | Casa – leia-se praia – cheia para assistir ao “Enredo”


Ontem, dia 26 de julho, a Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra encheu para receber a primeira apresentação da segunda temporada de o “Enredo”, um |  espetáculo inédito e multi-performativo criado no âmbito do programa “Coimbra Região de Cultura”.

Num cenário deslumbrante, a peça foi concebida tendo em conta toda a envolvência, sendo que ambas as margens do Rio Unhais – e inclusivamente o próprio rio – serviram de pano de fundo para o espetáculo.

Para além da banda e dos artistas residentes, o espetáculo contou com a participação de sete coletividades do concelho de Pampilhosa da Serra: Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense; Grupo Coral da Igreja Matriz de Pampilhosa da Serra; Grupo de Concertinas do Machio; Grupo de Bombos de Dornelas; Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra; Rancho Folclórico de Dornelas do Zêzere e Marchas Populares da Freguesia do Cabril, entre outras participações a título individual.

Esta iniciativa, resultante de um cruzamento de diferentes disciplinas artísticas como a música, dança, teatro ou as artes circenses, inicia em Pampilhosa da Serra o 2ºciclo de exibições depois de numa primeira fase ter estado nos 10 Municípios que integram a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.

Em 2019, “O Enredo”, que que nesta segunda fase estará em 10 Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, tornou-se num espetáculo comunitário, cujo objetivo passa por “enriquecer o espetáculo com coletivos locais, capacitando-os e gerando itinerância de públicos e artistas em palco”, tal como afirmou a organização.

Com direção artística de André Varandas, “O Enredo” consiste num projeto cultural promovido pela CIM Região de Coimbra e operacionalizado pela Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, no qual participam 10 atores, que representam cada um dos Municípios que a constituem.


Flávio Neves Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário