quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Cada automobilista só poderá abastecer 15 litros de cada vez durante greve dos motoristas

Resultado de imagem para Cada automobilista só poderá abastecer 15 litros de cada vez durante greve dos motoristas
A REPA terá 320 postos destinados ao público em geral. Ministro Matos Fernandes considera que será suficiente para as necessidades básicas dos portugueses.
A constituição de uma rede de abastecimento de emergência (REPA), com 320 postos abertos ao público em geral, é uma das medidas mais importantes anunciadas esta quarta-feira pelo Governo, no âmbito da preparação para os efeitos da greve dos motoristas, prevista para começar na segunda-feira.
No entanto, o volume máximo de abastecimento será de 15 litros, o que compara com tanques com uma dimensão que dificilmente será inferior a 40 litros num automóvel comum e que geralmente será superior a este número.
O ministro do Ambiente e da Transição Energética considerou que essa quantidade deverá ser suficiente para as necessidades básicas dos portugueses, tendo em conta dois fatores: que os consumidores já estão preventivamente a encher os tanques com combustível e que os próprios postos de abastecimento estão a encher os depósitos.
Em conferência de imprensa, Matos Fernandes salientou que a venda de combustíveis nos últimos sete dias foi “30% superior” a uma “semana normal ao longo do ano” e que “alguns postos estão a comprar o quádruplo dos combustíveis”.
“Vamos chegar a domingo à noite com uma boa parte dos portugueses com o combustível de que necessitam para os dias seguintes e também com os postos de combustível com muito mais reservas do que é comum”, frisou.

REPA representa “10% a 12%” dos postos do país

A REPA inclui 374 postos, sendo 54 deles destinados para abastecimento de veículos prioritários ou equiparados. “É uma rede maior do que a desenhada há meses, nomeadamente em locais como o Algarve e em que estão a acontecer colheitas, como a lezíria do Tejo e alguns concelhos do interior”, explicou Matos Fernandes.
A informação sobre os postos da REPA – que funcionam como uma “farmácia de serviço – pode ser consultada aqui e os locais deverão ainda ser anunciados em jornais. Representam “10% a 12%” dos postos do país, estimou Matos Fernandes, e estarão em funcionamento, se a greve de facto avançar, às 0h de segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário