O Município de Lagoa foi esteve representado na 39ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.
A gastronomia e a doçaria tradicionais aliaram-se aos vinhos locais, a que se associaram as interpretações do cancioneiro popular algarvio do Grupo de Cantares Fonte Nova.
À hora do almoço, apresentou-se “Um mar de tradições” com iguarias de Moreia frita, Muxama de atum, Peixe Alimado, Ovas de Polvo Secas, Sardinha da boa morte e Feijoada de Buzinas.
Cerca das 17 horas, foi tempo de “Pecado conventual” com a apresentação e degustação dos Florados de Lagoa, aromatizados pelo suave e doce Algarmoscatel da ÚNICA. À hora de jantar, pelas 20 horas, voltou a acontecer um momento gastronómico marcante, desta vez intitulado “Lagoa, a sua história, os seus produtos e a cozinha”. Serviram-se então petiscos como o Biqueirão estivado, a Cavala de conserva com cenoura temperada, a Sopa de Lingueirão com batata-doce e as Papas de Milho talhadas com caldo de ameijoas.
O Restaurante Charneco foi o embaixador gastronómico de Lagoa, enquanto a doçaria esteve representada pela especialista Cremilde Paias Andrez, ambos originários de Estômbar.
Os três destacados momentos de Lagoa deste sétimo dia do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém 2019 foram harmonizados com os vinhos da Quinta dos Vales, Monte dos Salicos, Dona Niza e pela ÚNICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário