segunda-feira, 17 de junho de 2019

Évora | Inaugurado o Centro Interpretativo do Cromeleque dos Almendres


Constituído por um edifício cuidadosamente concebido para se enquadrar na paisagem, onde se situa um posto de turismo e uma loja temática, envolvido por um parque de lazer onde estão implantados painéis informativos em formato de circuito, o novo Centro Interpretativo do Cromeleque dos Almendres espera os visitantes à saída da aldeia de Nª Srª de Guadalupe, precisamente no início da estrada que conduz ao monumento.

Nascido da iniciativa da União de Freguesias e da Câmara Municipal, o projeto encontrou viabilidade através de uma feliz parceria entre a Câmara, proprietária do terreno, e a empresa Ebora Megalithica, que o submeteu com sucesso a financiamento público através do programa “Valorizar” do Turismo de Portugal.

A inauguração teve lugar no passado sábado, 15 de junho, com a presença do Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, dos Vereadores João Rodrigues e Eduardo Luciano, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, do Presidente da União de Freguesias de Tourega e Guadalupe, Joaquim Pimpão, e ainda de outras individualidades, entre elas o Professor Galopim de Carvalho, os representantes da empresa Ebora Megalithica, responsável pelo projeto e pela exploração do Centro Interpretativo, e também os proprietários do terreno onde se situa o Cromeleque.

Nas intervenções que proferiram o Presidente da União de Freguesias, o Presidente da Câmara Municipal e a Diretora Regional de Cultura, foram comuns os votos de congratulação pela iniciativa agora concretizada, que será um ponto importante para a promoção da freguesia e do Concelho, com consequente melhoria na qualidade de vida da população. Relevante foi o anúncio de Carlos Pinto de Sá sobre o recente acordo com os proprietários do terreno onde está situado o Cromeleque dos Almendres que constitui, segundo o autarca, um passo fundamental para a gestão do processo de conservação, promoção e uso em segurança do monumento para fins turísticos. O Presidente da Câmara Municipal aproveitou ainda para anunciar o apoio oficial, expresso por unanimidade, da OCPM – Organização das Cidades Património Mundial, à candidatura de Évora a Cidade Capital Europeia da Cultura 2027.



A cerimónia de inauguração culminou com uma homenagem ao Arqueólogo Henrique Leonor Pina, falecido há precisamente um ano. No ato de descerramento da placa evocativa, tributo de reconhecimento da população da freguesia, as palavras sempre cativantes de Galopim de Carvalho explicaram a todos o protagonismo e a importância de Leonor Pina na descoberta, identificação e valorização científica do Cromeleque dos Almendres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário