O Complexo Monumental de Santiago da Guarda acolheu, de 18 a 20 de junho, atividades integradas nas Jornadas Europeias de Arqueologia 2021.
Um evento que reúne mais de quarenta países europeus e é coordenado em Portugal pela Direção-Geral do Património Cultural, as Jornadas Europeias de Arqueologia têm como principais objetivos sensibilizar os cidadãos para a riqueza e a diversidade cultural da Europa e para a necessidade de preservar o património arqueológico, promover junto do público toda a linha de intervenção da arqueologia, "desde a escavação até ao museu", e promover a partilha de conhecimentos entre os profissionais da arqueologia e os cidadãos europeus.
Foi sob estes desígnios que o Complexo Monumental de Santiago da Guarda abriu as suas portas para visitas gratuitas à Villa Romana, à Torre Medieval e ao Paço Manuelino, das 10 às 13 e das 14 às 18 horas dos dias 18, 19 e 20 de junho.
No dia 18, foram ainda promovidas visitas à Oficina de Arqueologia, guiadas pelo arqueólogo Rodrigo Pereira, que deu a conhecer a descoberta da Villa Romana de Santiago da Guarda e o processo de conservação e restauro das casas (Villa Romana, Torre Medieval e Paço Manuelino).
No dia 19, dinamizaram-se workshops sobre o Mosaico Romano, às 11 e às 15 horas, com vista a promover e a valorizar este legado, mostrando o seu valor estético e cultural na Villa Romana de Santiago da Guarda. Os participantes tiveram à sua disposição os meios e materiais necessários para a criação do seu próprio mosaico.
No dia 20, às 15 horas, partiu-se para uma “Caça ao Tesouro no Monumento”, proporcionando aos participantes uma viagem pela história do Complexo Monumental, seguindo as pistas deixadas ao longo do percurso de visita, pretendendo estimular a aprendizagem de forma lúdica e dinâmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário