Iniciativa ambiental contou com 89 participantes
As ações de sensibilização ambiental sobre compostagem doméstica promovidas pelo Município de Proença-a-Nova foram um sucesso: foi entregue a totalidade dos compostores domésticos a 89 munícipes que aderiram a esta prática de valorização de resíduos, contribuindo para a redução da contaminação dos solos, da água e do ar. Serão ainda entregues dois compostores domésticos às Escolas Básicas de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, onde também os mais pequenos aprenderão a importância da compostagem doméstica para a sustentabilidade ambiental.
Cada ação contemplou uma pequena formação sobre as diversas formas de reciclar, como reciclar e como fazer compostagem doméstica; foram explicados os passos para iniciar a compostagem, tais como a escolha do local a colocar o compostor, o tipo de compostor (compostor duplo, de madeira, de blocos de cimento ou tijolo, num buraco na terra ou em pilha), que resíduos orgânicos podem e não podem ser colocados no compostor e como aplicar o composto nas plantas. O objetivo principal da iniciativa foi cumprido: sensibilizar para a diminuição da aplicação de produtos químicos.
As 5 ações de sensibilização, que decorreram entre 7 maio e 18 de junho em todas as freguesias do concelho, resultam de uma das propostas aprovadas no âmbito do Orçamento Participativo 2020, que contemplava a aquisição de compostores para distribuição gratuita junto dos munícipes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário