São três os produtos Kinder que vão ser retirados do mercado.
A Ferrero Ibérica informa, esta quarta-feira, que como “medida de precaução” decidiu retirar do mercado português alguns lotes específicos de produtos Kinder fabricados na Bélgica, depois de terem sido registados no Norte da Europa alguns casos de salmonela.
Em causa estão estes três produtos e que têm uma data de “validade entre 26/05/2022 e 21/08/2022”:
- KINDER SCHOKOBONS (todos os formatos)
- KINDER SURPRESA MAXI T100grs
- KINDER HAPPY MOMENTS
Mas nem tudo são más notícias. Com a Páscoa à porta, a Ferrero informa que “os restantes ovos Kinder Surpresa de qualquer formato, o ovo de Páscoa Kinder Gran Surpresa e todas as restantes marcas Kinder não serão afetados“.
A terminar, a Ferrero sublinha que: “a segurança dos nossos consumidores é a nossa principal prioridade”.
DECISÃO SURGE APÓS MAIS DE 100 CASOS CONFIRMADOS DE SALMONELA
Apesar de por cá não terem sido reportados casos e de a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) ter assegurado que os lotes contaminados não vieram para Portugal, há na Europa e no Reino Unido mais de 100 casos de salmonela já identificados, sobretudo em crianças com menos de dez anos.
Segundo os dados mais recentes partilhados, esta quarta-feira, pela EFSA – Autoridade europeia para a Segurança dos Alimentos, o primeiro caso foi identificado no Reino Unido no dia 7 de janeiro e de lá até ontem (5 de abril) foram confirmados 105 casos de salmonela.
Além do Reino Unido (63 casos no total), há vários países na Europa afetados, principalmente França (20 casos) e Irlanda (10). Há ainda registo de casos, em menor número, na Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega e Suécia.
OS SINTOMAS QUE INFEÇÃO PROVOCA
Os sintomas de salmonela incluem diarreia, cólicas, náuseas, vómitos e febre. Idosos, crianças e imunodeprimidos fazem parte dos grupos de risco.
A doença é conhecida como uma das principais infeções transmitidas pelo consumo de alimentos. A carne de animais, leite e ovos são geralmente os principais veículos de transmissão de salmonela.
SIC Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário