quinta-feira, 7 de julho de 2022

MARINHA GRANDE INTEGRA REDE DE MUNICÍPIOS DA JUVENTUDE E REATIVA CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE

O Município da Marinha Grande integra, desde o dia 1 de julho, a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, na sequência do protocolo celebrado com a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).

A assinatura do protocolo decorreu na passada sexta-feira, no Auditório da Biblioteca Municipal, no âmbito da sessão de reativação do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; da vereadora da juventude, Ana Alves Monteiro; do vice-presidente da FNAJ, Fernando Vieira; da representante do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Célia Caseiro; dos representantes das três freguesias do concelho; do Chefe da Divisão de Desporto, Juventude e Associativismo, João Teixeira; e dos membros do CMJ.

O protocolo de adesão à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude foi celebrado entre o presidente da Câmara e o vice-presidente da FNAJ. Trata-se de uma plataforma criada no final do ano de 2020 pela FNAJ, que conta com mais de 150 municípios portugueses. A Rede tem como missão consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias, traduzindo-se numa rede de contacto e compromisso para a implementação de reais políticas de juventude, potenciadora de uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem.

A FNAJ, por meio das mais de mil associações juvenis da sua rede nacional que envolve cerca de meio milhão de jovens, presta apoio aos Municípios na criação e otimização das ferramentas de participação e dos espaços de diálogo jovem, o que se irá traduzir na dinamização de planos de ação de políticas amigas da Juventude e de projetos que se adequem às intenções dos municípios.

REATIVAÇÃO DO CMJ

No dia 1 de julho, a Câmara Municipal da Marinha Grande reativou o CMJ, dando cumprimento à Lei n.º 8/2009, de 18 de fevereiro, alterada e republicada pela Lei n.º 6/2012, de 10 de fevereiro e ao Regulamento do Conselho Municipal da Juventude da Marinha Grande publicado no Diário da República, 2ª Série, nº152, de 8 de agosto de 2017.

A definição e implementação de uma política municipal de juventude depende, em grande medida, do envolvimento direto dos seus destinatários. Esta participação pode ocorrer de diversas formas, uma delas assenta na intervenção institucionalizada através do Conselho Municipal de Juventude.  A participação dos jovens nos processos de decisão pública constitui uma das vias para a permanente renovação da democracia enquanto traço fundamental do Estado de Direito.

Tomaram posse os seguintes membros no Conselho Municipal da Juventude da Marinha Grande:
Aurélio Pedro Ferreira, na qualidade de Presidente da Câmara;
Rita Lourenço de Sousa, do +MPM, membro da Assembleia Municipal;
Maria Clementina Loureiro Esperança, da CDU, membro da Assembleia Municipal;
Ana Catarina Sousa da Silva Carlos, do PS, membro da Assembleia Municipal;
Manuel José Cardoso Santos, do PSD, membro da Assembleia Municipal;
Nuno Miguel Lopes Machado, do BE, membro da Assembleia Municipal;
Micael Silva, membro da Associação Juvenil Teatro à solta (tomará posse na próxima reunião);
Mafalda Garcia, da Associação de Estudantes (AE) Pinhal do Rei (tomará posse na próxima reunião);
Tomás Casquilha, AE Calazans Duarte;
João Massano Pinheiro, AE José Loureiro Botas
Verónica Pereira, AE ISDOM;
João Sousa, juventude partidária do MPM;
Margarida Patrocínio, da juventude partidária da CDU (tomará posse na próxima reunião);
João Pedro Barros Gomes, juventude partidária do PS;
Rui Miguel Feliciano Lopes, juventude partidária do PSD;
Andreia Cristina Barros Santos, da juventude partidária do BE;

Gozam do estatuto de Observadores permanentes sem direito a voto os representantes das Juntas de Freguesia:
JFMG - Cristina De Jesus e Sousa,
JFVL - Rui Filipe Ruivo Tomás,
JFM - Teresa Rita Barosa Monteiro.

Esteve também representada a ADE.SER II, por Marina Fernanda Pires Domingues, dado tratar-se de uma instituição particular de solidariedade social sediada no concelho e que desenvolve a título principal atividade relacionada com a juventude.

Nesta primeira reunião do CMJ,foram eleitos como secretários da mesa, por voto secreto, Rita Lourenço de Sousa e Rui Miguel Feliciano Lopes.

A sessão contou com a atuação dos músicos Ester Lemos e Guilherme Gameiro e do jovem João Tiago Brito que apresentou truques de ilusionismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário