sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Um dia depois de tomar posse, Secretária de Estado… demitiu-se

Carla Alves tinha tomado posse esta quarta-feira, tendo ficado no cargo pouco mais de 24 horas.
A secretária de Estado da Agricultura, que tomou posse esta quarta-feira, apresentou a demissão. Carla Alves esteve no cargo pouco mais de 24 horas. O pedido de demissão foi “prontamente aceite” pelo primeiro-ministro.
A Secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, apresentou esta tarde a sua demissão por entender não dispor de condições políticas e pessoais para iniciar funções no cargo. A demissão foi prontamente aceite”, avança o Governo em comunicado.
O Bloco de Esquerda já reagiu à demissão da secretária de Estado. Pedro Filipe Soares criticou António Costa por passar “toda a tarde” a “defender que a secretária de Estado da Agricultura tinha condições políticas e éticas para continuar”, quando a própria Carla Alves “concluiu exatamente o contrário”.
Carla Alves e o marido têm várias contas arrestadas
Carla Alves tem várias contas arrestadas, desde março de 2022, na sequência de uma investigação que visa o marido Américo Pereira, ex-presidente da Câmara de Vinhais. A notícia é avançada pelo Correio da Manhã.
Além das contas conjuntas do casal, foram também arrestados bens móveis e imóveis.
De acordo com o Correio da Manhã, em 2017, o casal terá ganho cerca de 61 mil euros e acabou por ser depositar 107 mil nas contas conjuntas. O mesmo aconteceu nos anos abrangidos pela investigação, de 2013 a 2020.
O Ministério Público pediu o julgamento do antigo autarca de Vinhais, Américo Pereira, por alegados crimes de corrupção ativa e prevaricação.
Marido diz que foi “erro contabilístico”
Américo Pereira falou esta quinta-feira sobre a investigação de que é alvo. Em relação ao dinheiro que terá escapado aos impostos, diz tratar-se de um “erro contabilístico”, que “na altura própria será explicado”.
A discrepância que o Ministério Público (MP) aponta trata-se de um erro contabilístico. O MP pegou em todas as entradas a crédito nas contas bancárias e somou. E chegou ao fim e disse 'agora faz favor de explicar estas proveniências'"
Américo Pereira garantiu que não há “qualquer entrada ilícita” nas contas. O ex-autarca de Vinhais referiu também que a mulher "não tem rigorosamente nada a ver" com o caso.
É uma grande injustiça estarem a envolver uma senhora que deu sempre provas de honestidade, de grande competência técnica e intelectual, num assunto que só diz respeito ao marido", afirmou.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário