É uma das crianças mais novas de sempre a terminar o 12.º ano. O jovem norte-americano sonha ser astrofísico, para poder estudar os buracos negros e as supernovas. Os pais estão a analisar as melhores universidades para a criança seguir estudos.
Tem nove anos e já terminou o 12.º ano. Com esta conquista, David Balogun tornou-se uma das crianças mais novas a acabar o ensino secundário. E até já começou a ter aulas na universidade, acumulando créditos.
Sonha ser astrofísico, para poder estudar os buracos negros e as supernovas. O jovem recebeu recentemente o diploma da escola virtual Reach, depois de ter terminado os vários anos de escolaridade remotamente, a partir da sua casa nos subúrbios de Bensalem, no estado da Pensilvânia.
Em declarações ao canal televisivo WGAL, citadas pelo The Guardian, David conta que os professores não o “atrapalharam”, mas, em vez disso, criaram espaço para que pudesse evoluir. “Eles (…) defenderam-me dizendo: ‘Ele consegue fazer isto. Ele consegue fazer aquilo”, conta. Para os professores, David foi também uma “criança inspiradora” e os docentes manifestam “orgulho” na conquista do jovem.
David Balogun entra, assim, para o segundo lugar da lista de crianças mais jovens de sempre a terminar o ensino secundário. Segundo uma lista publicada no site oldest.org, David surge em segundo lugar, ao lado de Sho Yano, sendo apenas ultrapassado por Michael Kearney - o jovem que, em 1990, alcançou o mesmo feito com apenas seis anos. Aos 14 e 18 anos de idade, Michael Kearney terminou os mestrados e acabou por ganhar mais de um milhão de dólares em concursos televisivos.
Os pais do David contam que, apesar de ambos terem um nível de escolaridade avançada, tem sido um desafio educar uma criança sobredotada.
“Eu tinha de pensar fora da caixa”, conta Ronya, mãe de David. “Fazer uma luta de almofadas quando não devia, jogar à bola dentro de casa. Ele é uma criança de nove anos com um cérebro que tem a capacidade de entender e compreender muitos conceitos além de sua idade e, às vezes, além do meu entendimento”, partilha.
O próximo passo é saber para que universidade David Balogun – que é já membro da Sociedade de Alto Quociente de Inteligência Mensa – irá seguir. A criança já fez um semestre na universidade comunitária de Bucks, mas a família está ainda a analisar as opções que melhor se adequam à vida do jovem.
Além do percurso académico, David tem também outros interesses: está a tentar chegar ao cinturão negro nas artes marciais, pratica outros desportos e toca piano.
SIC Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário