No âmbito das atividades de Saúde Escolar, a UCC Monforte desenvolveu duas ações de promoção da saúde e prevenção da doença.
Tendo como base o referencial da educação para saúde e o Programa Nacional de Saúde Escolar, pretendeu-se alertar os alunos das turmas de 8º ano do Agrupamento de Escolas João Maria Carriço de Monforte, para o fenómeno dos comportamentos aditivos, nomeadamente o álcool e substâncias psicoativas.
Com recurso a um jogo pedagógico adaptado à faixa etária, foi possível ensinar os jovens sobre as repercussões dos comportamentos aditivos, e esclarecer dúvidas sobre a temática. Os 19 alunos, que participaram nas ações, com duração de cerca de 1 hora cada, avaliaram positivamente as ações, referindo que contribuíram para perceber as consequências ao nível da saúde, que estes consumos poderão ter.
As ações que decorreram no contexto da disciplina de cidadania, nos dias 18 e 19 de Abril , contaram com a colaboração de um aluno estagiário do Curso Superior de Enfermagem do IPP (Portalegre).
ULSAALE
*Enviado por José Rui Marmelo Rabaça
Nenhum comentário:
Postar um comentário