sábado, 9 de janeiro de 2016

Conheça os cinco principais candidatos à matéria escura

Mesmo com o mais poderoso dos telescópios, quando observamos o universo só conseguimos ver uma fração da matéria que sabemos estar lá. Para cada grama de átomos no universo, há pelo menos cinco vezes mais material invisível chamado matéria escura. Até agora, os cientistas não conseguiram detectá-la, apesar das décadas de procura.
Sabemos que a matéria escura existe por causa da atração gravitacional de aglomerados de galáxias e outros fenômenos que observamos. A matéria visível em um aglomerado não é o suficiente para mantê-lo unido apenas pela gravidade, o que significa que alguma matéria invisível ou obscura deve estar presente. Mas não temos ideia do que é; ela poderia ser constituída de partículas novas, ainda não descobertas.
“Há quatro forças fundamentais com as quais uma partícula de matéria escura poderia interagir”, explica o doutorando em Fenomenologia das Cordas Johar Ashfaque, da Universidade de Liverpool, em um artigo sobre matéria escura publicado no site The Conversation. “Há a força forte, que une o núcleo atômico; a força fraca, que governa o decaimento de partículas como radioatividade; uma força eletromagnética, que medeia a força entre partículas carregadas; e a força gravitacional, que governa a interação gravitacional. Para observar matéria no espaço, precisamos que ela interaja através da força eletromagnética, pois isso envolve a liberação de luz ou outra radiação eletromagnética que um telescópio pode registar”.

FONTE: http://hypescience.com/conheca-os-cinco-principais-candidatos-materia-escura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário