Cerca de 14 séculos de divisão estão a renascer fruto de interesses estratégicos das duas maiores potências do Médio Oriente, que têm levado a cabo uma guerras por procuração, em especial na Síria.
A relação entre a Arábia Saudita e o Irão é parecida com a de EUA e URSS nos anos 70 e 80. Aqui fica um guia para que perceber o que se está a passar.
O Observador começa a acompanhar na estrada os principais candidatos presidenciais. Hoje há duelo Maria de Belém-Sampaio da Nóvoa.
O Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real identificou um segundo grupo em dificuldades no Parque da Peneda-Gerês. Seis pessoas aguardando num abrigo a chegada dos bombeiros.
Angela Merkel mostrou-se favorável a um endurecimento das regras de expulsão de refugiados condenados na Alemanha, depois das agressões de Colónia na noite da passagem de ano.
A polícia alemã usou hoje gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar uma concentração de militantes do movimento xenófobo PEGIDA. Manifestantes responderam atirando garrafas e petardos.
Várias centenas de mulheres participaram numa manifestação em Colónia, oeste da Alemanha, para protestar contra a violência alegadamente exercida por refugiados na noite da passagem do ano.
Começa domingo o sprint final das presidenciais. Quem já passou por isso deixa avisos aos candidatos. Conheça os conselhos de Alegre, Nobre, Carvalhas, Ferreira do Amaral e Louçã.
O primeiro-ministro português explicou esta noite o processo de reestruturação do Banif - revelou as condições exigidas pela Comissão Europeia, e diz que o governo as ignorou.
Já está escolhido o novo conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Central. Esteve para ser Francisco Ramos, mas o ex-governante desistiu depois de críticas de Eduardo Barroso.
Opinião
João Marques de Almeida
O governo deveria ter sido pragmático e concentrar-se inteiramente na recuperação económica. A economia vai sofrer e o governo será penalizado por governar para o passado e não para o futuro.
André Azevedo Alves
Sampaio da Nóvoa ama tanto a liberdade que quer evitar que os jornalistas abusem dela fazendo perguntas inconvenientes. Tal como nem sequer consegue definir o seu posicionamento face ao 25 de Novembro
P. Miguel Almeida, sj
Nem tudo o que somos é socialmente construído ou exclusivamente biológico. Mas negar que a biologia é a base daquilo que somos é negar a realidade.
Rui Ramos
A superstição do presidente da república como árbitro e moderador convém aos partidos. Mas o presidente não tem de ser isso, e um dia não o será. É assim que o regime há-de mudar.
Paulo Ferreira
Queremos bancos sólidos ou não? É que se queremos bancos sólidos temos que perceber que eles precisam de receitas e estas têm que vir de algum lado.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Subscreva
as nossas Newsletters
Nenhum comentário:
Postar um comentário