quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Hora de Fecho: Do Grande Líder ao Grande Sucessor

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
COREIA DO NORTE 
Os quase 70 anos de história de um dos mais repressivos, opacos e perigosos regimes resumem-se a três líderes. Da prosperidade do Grande Líder à belicosidade do Grande Sucessor, não mudou muito.
COREIA DO NORTE 
Bomba de hidrogénio que a Coreia do Norte diz ter testado tem uma capacidade de destruição milhares de vezes superior ao das bombas libertadas em Hiroshima e Nagasaki, em 1945.
COREIA DO NORTE 
Pyongyang diz que detonou uma primeira bomba de hidrogénio. O mundo recebe o anúncio com um misto de cepticismo e preocupação. Conselho de Segurança reúne-se de emergência esta tarde.
UTAO 
O Governo acabou por gastar toda a dotação provisional integrada na 'almofada' financeira prevista no Orçamento do Estado para 2015 e que ficou por usar até ao final de novembro, segundo a UTAO.
ESPANHA 
O líder dos socialistas espanhóis vem a Lisboa esta quinta-feira para um encontro com António Costa. Pedro Sánchez está em negociações em Espanha e quer pôr em cima da mesa um "pacto à portuguesa".
NOVO BANCO 
O jornalista espanhol e correspondente em Londres do jornal Expansión cita alguns investidores para arrasar a atuação do Banco de Portugal em relação ao Novo Banco.
FUNDO DE RESOLUÇÃO 
As contribuições periódicas para o fundo de intervenção nos bancos foram agravadas em um terço em 2016 para assumir os custos e perdas com a resolução de bancos, sobretudo do Novo Banco.
BANIF 
PSD antecipa-se à esquerda e avança, sem o CDS, com projeto para criação de comissão de inquérito ao Banif e proposta para auditoria externa. Esquerda pode unir-se em texto comum. Debate é dia 22.
CITAÇÕES 
Maria Antonieta, Voltaire e Churchill não disseram algumas das frases que lhes atribuem. As citações erradas tornaram-se um caso sério. Saiba quem realmente criou as palavras que ficaram na História.
RELIGIÃO 
O Islamismo vai ser a única religião que vai crescer mais em percentagem do que a população mundial. Em 2050, os muçulmanos vão ser quase tantos como os cristãos. Mas as pessoas estão menos religiosas
VENEZUELA 
Antes do novo parlamento (que se opõe ao chavismo) tomar posse, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reforçou o seu poder sobre o Banco central do país.
Opinião

Luís Aguiar-Conraria
Querer que sejam os outros a pagar as políticas redistributivas não é ser de esquerda, é ser populista. E defender políticas que prejudicam parte das pessoas que se diz querer beneficiar é ser cínico.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Não sou perito em saúde pública, mas tenho a legitimidade de três semanas de internamento em dois hospitais públicos. Num particular talvez tivesse mais comodidades, mas não teria sido melhor tratado.

Maria João Marques
Continuando assim, está selado: a esquerda ganhará as presidenciais (mesmo que ganhe Marcelo Rebelo de Sousa). A direita foi enxotada e nem apareceu. O que, lá está, precisa de pipocas.

Paulo de Almeida Sande
Descansa, irmão, das fadigas das viagens, do desalento da impiedade, da maldição dos poderosos. Nós por cá já percebemos que os donos disto tudo na verdade pouco possuem.

Rui Ramos
O que devemos reter do ano que passou para perceber o ano que começa? O fracasso de Obama, a queda dos BRIC, o populismo no Ocidente, a esquerda que não governa, a persistência de Passos, e Marcelo.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário