terça-feira, 23 de agosto de 2016

ALEMÃES ACONSELHADOS A ARMAZENAR COMIDA E ÁGUA PELA PRIMEIRA VEZ DESDE A GUERRA FRIA


 
Moritz Hager / World Economic Forum
Angela Merkel, chanceler alemã
O Governo alemão quer pedir aos cidadãos, pela primeira vez desde o fim da Guerra Fria, que se abasteçam de comida para 10 dias e de água para cinco dias para fazer face a um eventual ato terrorista ou a uma catástrofe.
Os cidadãos deverão “preparar-se apropriadamente para um desenvolvimento que possa ameaçar a nossa existência e não pode categoricamente ser excluído no futuro“, lê-se no relatório a que o jornal alemão Frankfurter Allgemeine, citado pelaReuters, teve acesso.
O abastecimento de comida e água, referido no documento elaborado pelo Ministério do Interior alemão, não era pedido aos cidadãos desde o fim da Guerra Fria.
De acordo com a Euronews, em vez de provocar uma corrida aos supermercados, a notícia gerou críticas e piadas nas redes sociais, onde surgiram várias comparações aos hamsters, que acumulam a maior quantidade de comida possível nas bochechas.
O relatório divulgado também menciona a necessidade de um sistema de alarme de confiança, uma melhor proteção estrutural de edifícios e mais capacidade no sistema de saúde.

Reintrodução do serviço militar obrigatório

O serviço militar obrigatório, na Alemanha, foi eliminado em 2011 – pondo fim a uma medida que se prolongava há 55 anos -, mas segundo a imprensa alemã o plano elaborado pelo Ministério do Interior sugere a reativação desse serviço.
O plano refere, também, o “apoio às forças de combate” por parte dos civis, no caso do país ser obrigado a defender as fronteiras nacionais.
A iniciativa inclui a obrigação de apoio – por parte da população civil – às Forças Armadas, o que pode incluir o uso de viaturas e cedência de combustível.
O Governo alemão tem ainda a intenção de proibir a utilização de burca e do nicabeque, segundo os Ministros do Interior conservadores, são uma barreira à integração e tornam as mulheres inferiores.
Esta é a mais polémica de uma série de medidas que têm o objetivo de lutar contra o terrorismo, depois de o país ter sofrido vários ataques que resultaram na morte de dezenas de pessoas.
Segundo o Independent, um porta-voz do Ministério do Interior informou que todas as medidas vão ser discutidas na quarta-feira.
BZR, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário