quinta-feira, 30 de março de 2017

Será a saudade um sentimento exclusivamente português?


As relações culturais luso-catalãs estão em destaque no ensaio Dois Povos Ibéricos. A obra de Fèlix Cucurll é agora editada pela Guerra e Paz, seguindo a versão portuguesa de 1975, que inclui o texto «Anotações sobre Portugal», uma deliciosa análise sobre a portugalidade. Está disponível em todas as livrarias a partir de 5 de Abril.
Em Dois Povos Ibéricos, Fèlix Cucurull, resistente antifranquista e defensor da cultura da Catalunha, explora as relações intelectuais entre portugueses e catalães, dando destaque ao que une e separa as duas regiões, numa perspectiva que convida à reflexão em torno das identidades regionais e nacionais.
Comparando a saudade portuguesa à enyorança catalã, o autor explora também o conceito de sebastianismo, observa as relações de autores catalães – como Joan Maragall, Ribera i Rovira, Julio Navarro y Monzó e Cervantes – com Portugal, analisa a poética de Teixeira de Pascoais e a versão catalã de Os Lusíadas. Ficam perguntas no ar. Sem a revolta da Catalunha, teria Portugal conseguido reconquistar a independência?
Dois Povos Ibéricos, de Fèlix Cucurull foi editado pela primeira vez há 50 anos na versão catalã, tendo sido distinguido com o prestigiado Prémio Josep Yxart.

Dois Povos Ibéricos
Fèlix Cucurull
15x23
208 páginas
15,50 €
Não Ficção/História
Nas livrarias a 5 de Abril
Guerra e Paz Editore

R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário