quinta-feira, 30 de março de 2017

Vencedores do concurso criAtiva são revelados no sábado

Os vencedores da primeira edição do criAtiva – Concurso Municipal de Leitura e Escrita vão ser conhecidos no próximo sábado, 1 de abril, na prova espetáculo a decorrer no Cineteatro Alba, com início às 14h00. No evento, os 21 participantes da vertente leitura irão passar pelas provas finais e serão revelados os vencedores da vertente escrita, que contou com 48 concorrentes.

  O Concurso criAtiva é uma organização da Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha e visa promover o gosto pela leitura e pela escrita, contribuindo para o desenvolvimento de competências e a criação artística, num ambiente de saudável competitividade. É constituída por duas vertentes – a Leitura Ativa e a Escrita Criativa – sendo a primeira dirigida aos estudantes do Concelho e a segunda aberta à comunidade leitora em geral. O concurso integra o Programa Municipal de Educação.

No sábado, os alunos irão pôr à prova os seus conhecimentos e a capacidade de argumentação relativa a um conjunto de obras definidas. Na primeira edição do criAtiva, prestase homenagem à personagem Sherlock Holmes, criada por Sir Arthur Conan Doyle, e cujo primeiro livro foi editado há 130 anos. As obras escolhidas são: “Academia Baker Street 1: Sherlock Holmes e o Diamante Desaparecido”, de Sam Hearn (1.º CEB); “O Último Ato na Ópera”, de Irene Adler (2.º CEB); “O Jovem Sherlock Holmes: a Nuvem da Morte”, de Andrew Lane (3.º CEB); e “O Homem que Matou Sherlock Holmes”, de Graham Moore (Ensino Secundário).

  Ao longo da tarde de sábado serão revelados os vencedores da vertente escrita, que promoveu a composição poética sobre o tema “A Família”. Os poemas serão apresentados através de uma leitura encenada. Outro momento cultural será proporcionado pela Oficina de Teatro Infantil da AlbergAR-TE, que irá dramatizar o texto “Letras em Companhia”, da autoria de Cristina Magalhães.

O júri, constituído pela Vereadora da Educação, Catarina Medes, e as escritoras Laura Alho e Cristina Magalhães, irá distinguir os melhores em cada categoria, que corresponde aos diferentes ciclos de ensino e à comunidade leitora em geral. Os prémios são cheques-prenda para livros, cujos valores variam entre os 50 e os 100 euros. Os três primeiros classificados de cada categoria do Leitura Ativa representarão o Município na Final do Concurso Intermunicipal de Leitura, que decorre a 27 de maio, no Cineteatro Alba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário