sábado, 17 de fevereiro de 2018

Manhã de sábado: O 1º discurso de Rio como líder nas entrelinhas

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Rui Rio escancara a porta a acordos com o PS? Mata mesmo a possibilidade do Bloco Central? Como quer reformar a Justiça? E mudar o partido? Miguel Pinheiro e Vítor Matos fazem a leitura do discurso.
Acordo entre Rui Rio e Santana Lopes foi fechado no hotel Sana após horas de maratona negocial, que incluíram longa discussão num contentor junto ao palco do Congresso.
A crítica de Rui Rio à cacicagem com Salvador Malheiro três lugares ao lado. E a violência da intervenção de Passos. Os discursos do líder e do ex-líder comentados por Miguel Pinheiro e Vítor Matos
Passos Coelho chegou, falou e saiu. Rui Rio chegou, falou e ficou. O primeiro dia do congresso do PSD foi de passagem de testemunho. Um resumo em 23 fotos.
O líder parlamentar do PSD entrevistado no lugar do pendura a caminho do congresso, num carpool especial do Observador: "Tinha todas as condições para trabalhar com Rui Rio”
Em teoria, eu deveria achar certa graça à fúria com que os ciganos investem contra o Estado. Na prática, a graça perde-se no zelo com que reclamam os respectivos benefícios.
Para o ex-Presidente, é "estranhíssimo" falar-se em substituir Joana Marques Vidal 10 meses antes do fim do mandato. Ao Expresso, diz que líderes passados do PS foram contra atual solução de Governo.
A questão decisiva para Rio é como pode ganhar as eleições em 2019? Se não conseguir ir além de uma cópia social democrata do PS, os eleitores votarão no original e o PS conseguirá uma grande vitória.
Discurso da despedida de Passos foi mais do que "simbólico". Avisou Rio de que é preciso bater a geringonça, centrou ataque em Costa, e disse que CDS vai ser "importante no futuro".
Tanto Passos como Rio criticaram o PS. Passos fechou todas as portas. Rio disse "sim, mas". Sim, não haverá bloco central com PS. Sim, o objetivo é ganhar as eleições. Mas é preciso consensos.
Passos Coelho subiu ao palco pela última vez. Foram oito anos na liderança do PSD, primeiro na oposição, depois no Governo, depois na oposição outra vez. De A a Z, recordamos os momentos-chave. 

Comer/Ver/Fazer

Eastwood recria com mão de mestre o atentado falhado do comboio Thalis em 2015, em "15:17 Destino Paris", usando os três heróis do mesmo como actores. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas. 

A pianista Joana Gama vai atuar no Panteão Nacional e o festival lisboeta, que começa esta sexta-feira, propõe mais dez concertos em quatro noites. Esta deverá ser a última edição na Culturgest. 

A cerveja artesanal feita no coração do Porto tem finalmente a sua casa. O edifício de três pisos abre-se esta quinta-feira ao público, com quase um ano de atraso. A espera valeu a pena. 

O filme de Ryan Coogler sobre o pioneiro super-herói negro da Marvel tem um enquadramento muito original, embora esteja condicionado pelas convenções do formato. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas. 

A peça "Um dia uma vida" estreia no Teatro Aberto este sábado. Originalmente da autoria de Ruy Belo, tem encenação de Marta Dias. 

"The Swimming Pool Party" é uma peça inspirada em Agatha Christie e no universo de T. S. Eliot. Texto de Ricardo Neves-Neves e encenação de Mónica Garnel. Estreia-se nesta quinta-feira no São Luiz. 

Das artes para a engenharia, acabou por se apaixonar pela cosmetologia. Inês Rebelo é defensora do "menos é mais" na pele, tornou-se especialista facial e adotou o estrangeirismo: eis a facialista. 

"Manual de Sedução" está nas bancas e o Dia dos Namorado a chegar, pretexto para tirar todas as dúvidas com a sexóloga Vera Ribeiro. O que é que ainda não sabemos sobre sexo? 

A banda portuguesa, inspirada pelo free-jazz e com carreira internacional, vai celebrar uma década com 17 músicos em palco. "Foram dez anos incríveis", dizem, em entrevista ao Observador. 



Opinião

Alberto Gonçalves
Em teoria, eu deveria achar certa graça à fúria com que os ciganos investem contra o Estado. Na prática, a graça perde-se no zelo com que reclamam os respectivos benefícios.

Ruth Manus
Poucas coisas são melhores do que conviver com pessoas que riem. E os portugueses não precisam de muito para rir, o que é ótimo. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A abstinência sexual exigida pela lei de Cristo, não pode ser vista como uma mera proibição, mas como afirmação de um amor maior.

Rui Ramos
Costa disse ao ABC ter aprendido que “precisamos de ter políticas claras”. Mas com a actual solução política, tudo está no ar. Nunca saberemos ao certo o que é este governo e para onde leva o país. 

José Manuel Fernandes
As reacções à nota do Patriarca de Lisboa revelaram a incapacidade de ler e compreender o que lá estava escrito e, sobretudo, o desejo de submeter a Igreja à ditadura igualitária dos tempos que correm

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário