A Câmara Municipal da Mealhada já dispõe do "Livro de Elogios" no edifício dos Paços do Concelho. Se os munícipes podem legalmente reclamar no Livro de Reclamações, agora podem, voluntariamente, elogiar o desempenho de funcionários.
Cristina Leal, autora do Livro de Elogios, numa breve palestra realizada na Biblioteca Municipal, explicou que "elogiar é tão importante como reclamar". "Elogiar pessoas e não serviços, porque estas são quem faz os serviços. Elogiar como forma de mudar mentalidades, como forma de aprender que não há mal em elogiar e ser elogiado", sublinhou, explicando que a nossa sociedade está muito mais voltada para a verbalização da crítica.
Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, referiu que a adoção do livro procura "contribuir para um clima de confiança na administração pública, um setor que, não raras vezes, é alvo de preconceito e da crítica fácil".
O livro surgiu da constatação de Cristina Leal de inexistência de um local apropriado ao elogio, ao contrário do que existe relativamente às críticas, que têm eco no "Livro de Reclamações". Identificada a lacuna, a autora avançou com a ideia e atualmente o livro já está disponível a centenas de entidades públicas e privadas no país.
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