segunda-feira, 23 de abril de 2018

360º - Os anos da polémica seita "Meninos de Deus" entre Cascais e a Caparica; o astronauta que ouviu Deus ao sobrevoar Portugal; e ainda o caso Pinho

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... vou começar por lhe recomendar um trabalho especial do Observador antes de passar ao resumo das notícias da madrugada e da manhã...

Trata-se da história dos anos em que a seita Meninos de Deus se instalou em Portugal. A Cátia Bruno foi à procura do rasto deste polémico grupo religioso que tinha uma "estratégia ibérica" e defendia o amor livre. Durante o tempo que criou comunas na linha de Cascais e que o líder, suspeito de abuso de menores, morreu na Caparica

Da atualidade mais recente...

... o Governo guardou durante 20 meses uma auditoria crítica sobre a gestão de Santana Lopes na Santa Casa. Segundo o Público, o relatório só foi homologado depois das eleições do PSD e contém uma longa lista de irregularidades e indícios de crime.

Registo também para o alerta de Marcelo sobre o Serviço Nacional de Saúde. O Presidente da República acha que "houve uma paragem do investimento".

Na Nicarágua, o presidente desistiu da polémica reforma da segurança social depois de uma vaga de manifestações nos últimos cinco dias que provocou pelo menos 24 mortos.

Na Alemanha, o SPD vai ter pela primeira vez uma líder feminina em 155 anos. Com a eleição de Andrea Nahles, e Merkel à frente da CDU há quase duas décadas, os dois grandes partidos alemães estão agora nas mãos de mulheres.

No futebol, o Sporting venceu o Boavista. O penálti  marcado por Bas Dost fez o campeonato voltar a Alvalalade, onde  ainda se se sonha com o título ou pelo menos o 2º. lugar, escreve o Bruno Roseiro na crónica, destacando Bruno Fernandes e também um recorde de Rui Patrício. A jornada dos da frente termina esta noite com o FC Porto-V. Setúbal e só então veremos se tudo continua igual, porque o Benfica voltou a ganhar sábado nos últimos minutos.

Outra informação relevante

Em semana de debate do Plano de Estabilidade, a pressão da extrema esquerda sobre o Governo sobe de tom. No Bloco, Catarina Martins não se quis comprometer com uma futura solução semelhante à geringonça se o PS não aprovar o projeto de resolução sobre as metas do défice. Mariana Mortágua já tinha avisado, em entrevista ao DN e à TSF que a governação não pode girar em torno de Centeno.

Do lado do PCP, é João Oliveira quem pressiona. Em entrevista ao DN diz que "Centeno aceita os mesmos critérios que Vitor Gaspar aceitava".

António Costa não responde e desvia as atenções para o outro lado. Diz que um Bloco Central não é solução... no mesmo dia que Rui Rio.

A única voz socialista a manifestar-se sobre as graves notícias da investigação a Manuel Pinho e à EDP foi Ana Gomes. A eurodeputada do PS escreveu no Facebook que opartido se tornou num "instrumento de corruptos e criminosos" e que "não pode continuar a esconder a cabeça na carapaça da tartaruga".

Marques Mendes também comentou ontem o caso na SIC dizendo que Pinho estava “na mão” de Salgado e que devia justificar-se aos portugueses

O tema já tinha merecido a análise num BICA entre o Miguel Pinheiro, o Luís Rosa e eu mesma.

Só para recordar do que estamos aqui a falar, o Luís Rosa revelou no Observador que a investigação ao caso EDP descobriu que Manuel Pinho continuou a receber 15 mil euros por mês do saco azul do GES enquanto era ministro, fazendo-o através de três offshores. Ricardo Salgado já foi constituído arguido também neste caso e o Expresso noticiou ainda que recebeu mais uma 'liberalidade' do empreiteiro José Guilherme.

Ainda sobre a polémica dos deputados das ilhas que recebem as viagens a duplicar, o JN fez as contas e diz que os apoios e subsídios permitem quase duplicar o salário de alguns deputados.

50 câmaras das zonas com mais fogos continuam sem plano de defesa das florestas contra incêndios, conta também oNegócios.

No Afeganistão, um atentado suicida em Cabul fez pelo menos 57 mortos e 119 feridosAs vítimas mortais são civis e, na maioria, xiitas. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico. 

E nos EUA, mais um tiroteio acabou com quatro mortos e quatro feridosAconteceu num restaurante em Nashville e a polícia ainda não encontrou o atirador: chama-se Travis Reinking, continua a monte, e só não continuou a matança porque foi travado por um cliente herói.

Trump está menos efusivo sobre o anúncio da Coreia do Norte de que vai suspender os seus testes nucleares"As negociação talvez resultem, talvez não resultem... só o tempo o dirá", escreveu no Twitter depois de alguma euforia inicial. Até porque tem outro problema em mãos: o Irão avisou-o de que poderá retomar o programa nuclear se os EUA romperem os atuais acordos.




Os nossos Especiais

O padre e poeta Tolentino Mendonça orientou o retiro anual do Papa Francisco. Numa entrevista de vida ao João Francisco Gomes lembra a infância e juventude entre Angola e a Madeira e conta como preparou em segredo, durante três meses, as meditações para o Papa.

O astronauta Terry Virts tornou-se na quarta pessoa que mais tempo seguido passou no espaço, ao comandou a Estação Espacial Internacional. Em conversa com a Marta Leite Ferreira conta como viu lá de cima a guerra na Ucrânia e garante que ouviu Deus enquanto sobrevoava Portugal.

Já Maria Manuel da Purificação Reis pode ser uma desconhecida do grande público, mas é a pessoa mais famosa no S. Jorge. O Pedro Vieira conta a história da D. Manuela, que passou os primeiros tempos de vida no hospital, foi retirada da escola e viveu longe da família, mas agora, aos 80 anos, vai todos os dias ao cinema.

A nossa opinião

  • Alexandre Homem Cristo escreve sobre a polémica dos deputados das ilhas em 'O Parlamento tem um problema que não quer resolver': "Emite comunicados onde garante a sua elevação ética e permanece em negação face às suas imperfeições procedimentais internas. O parlamento está perigosamente a tornar-se no seu próprio maior inimigo".
  • Luís Rosa escreve sobre Rui Rio: "Rui Rio é mesmo o vice-primeiro-ministro ideal. É útil, diligente, prático e discreto. Em suma, Rio tem um valor político objetivamente superior a qualquer ministro e faz brilhar António Costa".
  • João Carlos Espada escreve sobre os 50 anos do Maio de 68: "Contra os anseios revolucionários de Maio de 68, a França permaneceu “burguesa”, isto é, livre e democrática. Pôde assim absorver ideias de Maio de 68, que teriam sido esmagadas pelos comunistas".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve sobre a eutanásia: "Não percebem os defensores da eutanásia que a facilitação desse negócio só contribuirá para debilitar a confiança das pessoas nos médicos e enfraquecer o empenhamento na procura da cura para a doença? 
  • Helena Matos escreve sobre a polémica da falta de casas para arrendar: "Esse universo de rendas sociais, reguladas e acessíveis ocupa hoje o lugar que a Reforma Agrária desempenhou no século passado: a esquerda acredita que é aí que fará a sua sementeira de votos".
  • João Marques de Almeida escreve sobre o impacto do caso Sócrates pode ter no actual Governo: "A transformação do ‘problema Sócrates’ no ‘problema do governo Sócrates’ será o maior obstáculo a uma maioria absoluta do PS em 2019 - pois afinal foi numa maioria absoluta do PS que tudo aconteceu".
  • Paulo Trigo Pereira escreve sobre a questão das quotas: "Há profissões e cargos em que mulheres ou homens estão sub ou sobrerepresentados devido a preferências individuais distintas que nada têm a ver com as representações dominantes dos papéis de género".
  • Alberto Gonçalves também escreve sobre as quotas na política: "O problema põe-se ao contrário: a maioria das senhoras (e dos cavalheiros, calculo) é competente o bastante para evitar a política e deixá-la ao cuidado dos que, independentemente do sexo, não são".
  • P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve sobre a Boa Nova, os boatos e as ‘fake news': "O Evangelho é, etimologicamente, a boa nova, mas não faltam pessoas que pensam que é um boato sem fundamento ou, pior ainda, mais uma ‘fake news’".
Notícias surpreendentes
Com a segunda temporada da série A Casa de Papel já em exibição e a terceira anunciada, que tal perceber como seria feita em Portugal a negociação de reféns num caso semelhante. A Sónia Simões falou com os negociadores da PSP que lhe garantiram que "matar é a última opção".


Vamos a listas, que quase toda a gente adora listas. O El Mundo escolheu as 20 praças mais bonitas do mundo e entre elas há uma portuguesa. E o The Daily Telegraph fez uma seleção desete locais paradisíacos que foram ou estão a ser destruídos pelo turismo.

A estrada mais fria do mundo só abre três meses do ano. Chama-se Tateyama Kurobe, fica no Japão, e é rodeada por paredes de gelo com 17 metros de altura. Esta é altura em que por lá pode passar.

Por cá a semana vai trazer calor, mas também chuva nesta Primavera que continua instável. Mas nada que interfira no clima do Observador: sempre 'em cima' da actualidade, com notícias e histórias

Boa semana e boa segunda-feira (dia em que deve nascer o terceiro bebé real em Inglaterra: Kate Middleton já está no hospital)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário