segunda-feira, 23 de abril de 2018

Obras de valorização do Castro do Zambujal já arrancaram

As obras de valorização do Castro do Zambujal já tiveram início. Os trabalhos visam promover a conservação e restauro do património, assim como possibilitar a sua fruição pública enquanto destino turístico-cultural e estimular a atividade económica da região. Empreitadas de paisagismo, de conservação e restauro e museografia digital são as três componentes de investimento contempladas no projeto em causa, todas com uma duração estimada de seis meses.

Uma vedação vegetal irá circundar a zona alta - o povoado com as quatro linhas defensivas identificadas -, de modo a garantir que o sítio se mantem o mais natural possível. Será ainda recuperada parte da segunda linha de muralha que ali passava. De modo a melhorar o caminho de acesso ao povoado, o projeto contempla a criação de espaço para o parqueamento de automóveis e autocarros, assim como uma área para a inversão de marcha.

O percurso interno do Castro do Zambujal irá contar com seis “estações”, que pretendem dar a conhecer pontos de interesse, a história e a sua envolvente. Serão produzidos painéis e folhetos informativos, assim como uma aplicação para telemóvel, que pretendem melhorar a experiência dos visitantes.

Atualmente sem infraestruturas que visem apoiar o turismo, o Castro do Zambujal conta com uma média de 3600 visitantes por ano, número que se pretende aumentar para 10 mil visitantes em 2023.

O Projeto de Valorização do Castro do Zambujal apresentado pelo Município de Torres Vedras conseguiu obter financiamento comunitário no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO 2020. A operação, que apresenta um custo total de 350 mil euros, será financiada a 85% pela União Europeia, com o restante montante a ser garantido através de apoio público nacional.

O Castro do Zambujal, um dos mais importantes monumentos do calcolítico peninsular, é Monumento Nacional desde 1946.

Câmara Municipal de Torres Vedras

Tlf: +351 261 320 751

Nenhum comentário:

Postar um comentário