segunda-feira, 23 de abril de 2018

Governo guardou por 20 meses auditoria à Santa Casa

P
Enquanto Dormia
David Dinis, Director
Bom dia! A semana começa assim:
Em Nashville, EUA, um atirador faz quatro mortos num restaurante. O homem disparou continuamente até ser parado por um cliente que conseguiu tirar-lhe a arma. Há um ano, o principal suspeito foi detido pelos serviços secretos, por estar numa zona restrita perto da Casa Branca, acrescenta a Associated Press.
Ortega anula reformas que geraram protestos mortais na Nicarágua. O Presidente da Nicarágua anunciou neste domingo que desiste das reformas na Segurança Social, depois de estas terem gerado um feroz movimento de contestação fortemente reprimido, que desembocou em violência mortal. Cinco dias antes, Ortega tinha anunciado um corte de 5% nas pensões e um aumento das contribuições dos trabalhadores para a Segurança Social. A notícia está aqui.
O Sporting, preso por arames, não se desmontou. E venceu de forma justa o Boavista pela margem mínima. A avaliar pelo que diz o Jorge Matias, bastaram 15 minutos de jogo para se ver como os 56 jogos já feitos esta época pesam bem nas pernas dos jogadores.

O que marca o dia

Auditoria à Santa Casa só foi aprovada depois de Santana perder o PSD. A história que está na nossa manchete é do José António CerejoVieira da Silva levou 20 meses a aprovar a auditoria à Misericórdia de Lisboa que foi pedida em 2014 - e que lhe chegou às mãos em 2016. Nessa auditoria, os inspectores da Segurança Social apontam o dedo à gestão: identificaram numerosas irregularidades e queixaram-se de ter sido condicionados. Mas o relatório só foi assinado pelo ministro depois de Santana sair de cena - porque o Governo revogou uma norma sobre transparência que permitiu manter tudo em casa. Como tudo isto se passou enquanto a Santa Casa entrava no Montepio, eu chamo ao caso um "gato escondido com rabo de fora" (no Editorial do dia).
Marcelo alertou para a falta de investimento no SNS. "Houve uma paragem do investimento na saúde", com as sucessivas crises no país, "envelhecendo as estruturas do SNS" e cuja solução se foi "empurrando", disse o Presidente na festa de aniversário da VisãoA nota de optimismo que deixou foi sobre a economia, diz a Liliana Valente.
O PSD promete, "a partir de agora, fazer mais oposição". Passado o tempo dos acordos formais, diz Castro Almeida, é hora de apresentar propostas - começando pela Justiça. Nesta entrevista ao PÚBLICO e Renascença, o vice-presidente social-democrata diz que a "regionalização não é tabu". E defende o fim do corte salarial para políticos
Há deputados que duplicam salário com extras. O JN fez contas aos subsídios e põe o dedo na ferida sobre a necessidade de rever o sistema de apoios aos nossos representantes. 
O Governo vai apresentar medidas para a habitação. E promete atacar o problema das rendas precárias. Hoje, o DN diz que a maioria dos contratos já são de apenas um ano, sem limite para as subidas no final, alerta a Associação de Inquilinos.
Estamos à beira de uma greve da aviação europeia, por causa de uma companhia low cost. A presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil diz que "a Ryanair tem de aprender a respeitar a lei dos outros, e cada país também tem de fazer com que a Ryanair os respeite".
Há 50 câmaras sem plano de defesa contra incêndios, como manda a lei. Os autarcas culpam o Instituto Nacional da Conservação das Natureza e das Florestas. E o Governo não diz se vai ou não aplicar as penalizações previstas para estes casos, conta o Negócios.

Ler mais devagar

1. Comprar é um voto. Sabemos usá-lo? “Temos de questionar muito os nossos alimentos”, diz um jovem pai de família. “Precisamos recuperar o domínio da alimentação”, defende o director-geral da FAO. E como é que isso se faz? Sazonal, local, bio, barato, sem plástico, sem glúten, sustentável — o que é que procuramos, afinal? Ontem, Dia Mundial da Terra, a Alexandra Prado Coelho e a Vera Moutinho iniciaram uma série de cinco reportagens à procura de respostas sobre a alimentação nas cidades. Esta é a primeira.
2. “A Internet é uma oportunidade de proximidade” entre pais e filhos. Drogas, álcool e sexualidade continuam a ser questões que marcam a adolescência. Mas agora também se vivem na Internet, essencialmente através do telemóvel. No livro Do telemóvel para o mundoDaniel Sampaio oferece um guia prático para pais de adolescentes saberem lidar com estas questões e utilizar a Internet como forma de aproximação e não de conflito. Aqui, a entrevista é da Rita Marques Costa.
3. Quando os loucos sonham uma vila para a literatura. Há cinco anos, a conversão de uma igreja em livraria provocou a transformação de Óbidos numa vila literária. No Dia Mundial do Livro, que se celebra esta segunda-feira, a Fugas regressou à vila muralhada, onde o projecto se prepara para ganhar novos capítulos.
4. Bem-vindos ao parque de diversões (em construção) do Netflix. Num evento espampanante em Roma, o serviço de streaming veio mostrar as suas apostas europeias para os próximos meses. Sem ter, na verdade, muito para mostrar - garante-nos o Jorge Mourinha. É que, afinal, o que há para ver de europeu é realmente menos do que as novidades que vêm da América. E o algoritmo, o que nos diz sobre nós, Jorge?

A agenda de hoje

O Governo apresenta a sua nova política para a habitação, com novos instrumentos, estratégias e objectivos para o sector. Num dia que será de protestos de forças de segurança: está marcada uma vigília dos guardas prisionais e o anúncio de uma manif do sindicato da polícia. Hoje começa, também, a Começa aSemana Europeia da Vacinação, que a DGS aproveita para nos fazer um balanço de como estamos.
Lá por fora, Macron começa uma visita a Washington, onde deve falar com Trump sobre o Irão e sobre comércio, precisamente no dia em que começa mais uma greve na AirFrance.
Mais logo, pela noite, o FC Porto defende o 1º lugar, recebendo no Dragão o Vitória de Setúbal - e sabe que só uma vitória evitará mais uma revolução no topo do campeonato. 
Sobre a revolução, aquela que comemoramos na quarta-feira, falamos melhor amanhã. 

Eu deixo-lhe um até já. E o meu desejo de um dia em paz e de sorriso aberto.

No PÚBLICO acreditamos na importância da informação independente. Trabalhamos todos os dias, a todas as horas, para entregar aos nossos leitores a informação diferenciada e a análise de qualidade feita pelos melhores profissionais.

Mas precisamos de si. Assine o PÚBLICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário