quinta-feira, 19 de julho de 2018

Livro da Poetisa Carmen Cardin “Bordado de Brisa” foi apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede




Bordado de Brisa” é o título do mais recente livro da poetisa brasileira Carmen Cardi. Trata-se da terceira obra da autora, que teve lançamento editorial a dia 16 de julho, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Na mesa de honra estiveram presentes, para além da autora, Manuel Catarino, professor e apresentador da obra e da escritora, e Pedro Cardoso, vice-presidente do Município.
A escritora referiu “a paixão pela língua portuguesa, com especial destaque para o escritor Fenando Pessoa, que comecei a ler desde os meus 11 anos”. Também a cultura portuguesa não foi esquecida por Carmen Cardi que define como “muito rica e variada”, questionando-se mesmo “como um país tão pequeno consegue englobar tão grande variedade de manifestações culturais, com especial destaque para a vertente literária”.
Já Pedro Cardoso, sublinhando o apoio do Município a todas as iniciativas que concorram para a promoção da leitura e do livro, de forma especial fomentar a criação literária, salientou “a beleza poética do trabalho apresentado”, destacando ainda a “sensibilidade artística de Carmen Cardin e o gosto desta brasileira que tem a língua de Camões no coração”.
A sessão, num ambiente intimista, contou ainda com várias declamações e momentos musicais, privilegiando esse património cultural imaterial da humanidade que é o fado, pela voz de Isaura Miranda, acompanhada à viola por Vitor Santos.

Sobre Carmen Cardin
Carmen Cardin é professora, artista plástica e designer de ambientes. Natural do interior do estado do Rio de Janeiro, Brasil, reside atualmente nos Estados Unidos da América.
Desde criança, rabisca garatujas poéticas na areia e, tendo feito da Poesia o seu sacerdócio, coleciona amigos-leitores por onde passa.
Lançou seu primeiro livro em 2011, na XV Bienal Internacional do Livro, na cidade do Rio de Janeiro. O livro hoje encontra-se na quarta edição. Em maio de 2012 fez uma digressão a Portugal, onde se apresentou em mais de 22 locais, com grande presença de público.
Devido à calorosa recetividade e, principalmente em gratidão ao excecional acolhimento do Povo de Portugal, decidiu escrever um novo livro, inteiramente em homenagem ao país irmão, intitulado “A Música das Estrelas”.
Em outubro do mesmo ano, 2012, surgiu - devido ao enorme sentimento de saudade dos amigos lusitanos - o desejo de uma nova viagem, com o intuito de lançar o referido livro, na Pátria que o inspirou.
A poetisa fez inúmeras apresentações, entre as quais se destaca: Fundação Jorge Antunes, em Vizela (por duas vezes); Corpo de Bombeiros de Vizela; Sociedade Filarmónica de Vizela; Jantar beneficente da entidade Coração Azul, em Vizela; Casa Barbot, em Vila Nova de Gaia (por duas vezes); Casa Luso Angolana, no Porto; FNAC de Matosinhos; Embaixada do Brasil em Portugal, em Lisboa; Cinema de Fafe; Santa Casa da Misericórdia de Fafe; Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim; Colégio de São Gonçalo, em Amarante; Colégio da Bonança, em Vila Nova de Gaia; Rotary Club da Póvoa de Varzim; Biblioteca de Esposende; Biblioteca de Viana do Castelo (duas vezes); Biblioteca da Póvoa de Varzim; Feira do Livro de Vizela; Feira do Livro de Lisboa; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Universidade Sénior da Póvoa de Varzim; Hotel Camélias, em Guimarães.





Nenhum comentário:

Postar um comentário