Enquanto dormia...
... o colapso de um passadiço de Madeira durante um festival em Vigo, na Galiza, fez 312 feridos, cinco em estado grave. O passadiço cedeu com o peso da assistênciadurante o concerto de encerramento.
A rede multibanco falhou em todo o país por volta das 22h30, impedindo pagamentos e levantamentos. Mas ao final da noite, a SIBS deu o blackout de uma hora e meia como praticamente resolvido, tendo sido esta manhã ultrapassados todos os problemas técnicos. Ficaram as brincadeiras na Internet.
Nélson Évora conquistou o título que lhe faltava na carreira. Aos 34 anos, ganhou a sua primeira medalha em europeus e logo a de ouro. Foi campeão do triplo salto, com a marca de 17.10 metros e apontou de imediato para o seu próximo objectivo. "Chegar a Tóquio na melhor forma possível e lutar pelo ouro". Mas foi "picado" por Pedro Pablo Pichardo, o atleta nascido em Cuba e naturalizado português (enquanto o Benfica contestava a transmissão da RTP).
Benfica que está a ser investigado por suspeitas de ter pago ao Desportivo de Aves para vencer o FC Porto. O JN avança a operação "Mala Ciao" da PJ investiga o pagamento de 10 mil euros em prémios extra e empréstimos 'ocultos' no jogo que antecedeu o decisivo Benfica-FC Porto da época passada (ganho pelos portistas com um golo de Herrera).
Outra informação relevante
É mais uma investigação do Observador. Revela como um ex-ministro e um ex-assessor de Sócrates ajudaram o rei do pernil de porco português a conquistar a Venezuela. O negócio da Iguarivarius, assim se chama a empresa que tem Mário Lino como chairman, já facturou mais de 200 milhões de euros em negócios com os venezuelanos. Mas as ligações vão muito para além disso, como contam o Luís Rosa e a Sónia Simões.
Na visita à zona dos incêndios de Monchique, Marcelo alimentou um tabu presidencial. Recandidata-se a mais um mandato ou não? A resposta ao João Porfírio foi absolutamente ambígua: primeiro um “campanhas, se Deus quiser, não há mais nenhuma”, seguido de um “está nas mãos de Deus essa decisão".
Quanto à entrevista de António Costa ao Expresso, em que falou desde o caso Robles aos incêndios, do ministro da saúde até à Geringonça e ao PSD, Marques Mendes acha que o primeiro-ministro “está literalmente em campanha eleitoral" e que "reclamar vitória" por não haver mortes em Monchique "é saloiice".
Mas Costa, além de insistir que as suas declarações sobre Monchique serem “a exceção que confirmou a regra do sucesso” no combate aos fogos deste ano foram deturpadas (algo completamente errado, como pode ver por este fact check), também comparou duas vezes os incêndios de Portugal com os da Califórnia. Quando isso é algo impossível de comparar.
No Porto, a concelhia do PSD acusa Rui Moreira de tentar “enganar a cidade” no caso Montebelo. Diz que a obra na Foz Velha não foi licenciada nos termos em que está a ser construída durante os mandatos de Rui Rio.
Há quase 2.000 queixas contra médicos a serem analisadas. Segundo o Público, a média é de três queixas por dias. As especialidades mais visadas são medicina do trabalho e medicina geral e familiar. Mas a maioria acaba arquivada.
Na primeira jornada do campeonato, vitórias para os três grandes. O Sporting foi o último a entrar em campo, até começou a perder em casa do Moreirense, mas Bruno Fernandes pegou na batuta e virou o jogo (enquanto Matheus ficou de fora com direito a raspanete de Peseiro). FC Porto (com um golo do estreante Marius) e Benfica (com um hat trick de Pizzi) tinham-se estreado antes com goleadas.
No futebol lá fora, destaque para Ronaldo, e para o seu primeiro jogo particular pela Juventus. Porque isso implicou que 600 agentes fechassem as ruas durante dois dias de Villa Perosa e a ele apenas 8 minutos para num remate acrobático fazer o primeiro golo pelo seu novo clube. As reacções dos jornais desta manhã vão de um “Alien” a “Ronaldissimo” até a um “CristiAmo”.
Já em Inglaterra, Bernardo Silva marcou na estreia do campeão Manchester City
Ainda mais dois destaques no desporto. Um para a segunda vitória de Raúl Alarcón na Volta a Portugal, a Máquina da W52 FC Porto que lavou carros antes de chegar ao topo e celebra com um V que não é de vitória; e outro para Miguel Oliveira, que perdeu o GP da Áustria na última curva e também a liderança do Mundial de Moto 2.
À segunda tentativa, a sonda Solar Parker descolou mesmo na sua viagem rumo ao Sol. Está já a caminho de Vénus, onde deve chegar nas próximas seis semanas, antes de se aproximar da nossa estrela como nunca antes. Os resultados podem vir a ser fundamentais.
Nos EUA, um ano após a marcha de supremacistas brancos em Charlottesville, cerca de 20 neonazis manifestaram-se frente à Casa Branca, rodeados por milhares de anti-fascistas. Os democratas acusam Trump e "alimentar o fogo da intolerância e do racismo".
E há mais uma gravação a prometer fazer mais estragos em Trump. Uma ex-ajudante do presidente norte-americano gravou o momento em que foi despedida, acusando-o de usar uma palavra racista.
Já na Turquia, Erdogan diz que queda da lira resulta de uma “conspiração política” contra o país. O presidente turco promete procurar "novos mercados e aliados" e ultrapassar a crise nas relações com os EUA.
E como é que um funcionário rouba um avião de um aeroporto? O incidente de Seattle lançou questões sobre a segurança na aviação. O avião foi roubado por um mecânico, perseguido por um F-15 e acabou por se despenhar.
Os nossos Especiais
A gruta portuguesa do Almonda é quase igual à de Tham Luang na Tailândia. A Marta Leite Ferreira e a Kimmy Silva entraram lá acompanhadas por especialistas, rastejaram, enterraram os pés na lama e ficaram com arranhões (está no vídeo) para tentar perceber melhor o que terão vivido os 12 rapazes e o seu treinador que há um mês foram salvos após 17 dias cercados de água, numa operação arriscada. E como seria o resgate se fosse cá.
O fim-de-semana trouxe mais dois 'Crimes Quase Perfeitos' à nova rubrica do Observador. O Pedro Dordio conta o caso do hóspede morto, encaixotado e enterrado num pinhal que afinal estava vivo, crime que aconteceu em Leiria, em 1885. A Helena Matos lembra o mistério da morte do pintor australiano que vivia no Estoril e em que o criminoso tinha de se chamar Henrique.
A nossa opinião
- Alexandre Homem Cristo escreve sobre "Leis a martelo": "Houve zero condenações pelo crime de importunação sexual desde 2015, três anos após a chamada lei do piropo. O caso serve de exemplo para um problema maior: as leis mal feitas que saem do parlamento".
- Filinto Lima escreve sobre "A fita do tempo na Educação": "Antevejo um ano letivo cheio de atividade sindical, sendo que o envolvimento da oposição nas alterações legais produzidas foi praticamente nulo, o que colide com a estabilidade e duração das políticas".
- Helena Matos escreve "Só pode ser mentira": "A fazer fé no DN o general Rovisco Duarte puniu referências à memória de Vitor Ribeiro, um dos homens do 25 de Novembro e, não menos importante, do 26. O dia que podia ter sido trágico para as FA".
- João Marques de Almeida escreve "Passos Coelho demitiu-se e não foi substituído": "O novo partido de Santana Lopes também não conseguirá ultrapassar o PSD. Competirá assim ao futuro líder do PSD unir as direitas e ser capaz de construir um programa reformista para o país".
- Alberto Gonçalves escreve "Deixa arder": "O que aflige nesta história é a brutal desumanidade das personagens, a começar pela principal. Aquilo espreme-se e não sai dali pingo de semelhança com o que se convencionou chamar uma pessoa".
- P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "A pena de morte é inadmissível": "Deus é misericórdia como, graças a Deus, o Papa Francisco não se cansa de afirmar. É neste sentido que deve ser interpretada a nova redacção do nº 2267 do Catecismo da Igreja Católica".
Notícias surpreendentes
Carlos Paião morreu há 30 anos, a caminho de um concerto em Rio Maior. Herman José, António Sala, David Ferreira e Alexandra recordam as histórias que partilharam com o compositor e cantor, e reconstituem a vida de um extraterrestre da música portuguesa.
Sergi Arola é um dos chefs mais importantes da actualidade e um dos com mais fama de bad boy. O Diogo Lopes entrevistou o cozinheiro que se mudou para Portugal, está no Guia Michelin há 20 anos e esteve muito perto de perder tudo. Ah, e que garante que nunca se meteu em escândalos e queria ser estrela rock.
António Botto é sobretudo conhecido por ter sido um dos grandes amigos de Fernando Pessoa. Mas foi muito, mas muito mais do que isso. Como pode ler neste especial da Rita Cipriano, foi o primeiro (do mundo) a escrever poesia homoerótica sem véus ou tabus.
O que é que o Tejo Bar tem? Antes de Madonna o tornar o seu local favorito das noites de Lisboa e o divulgar nas redes sociais, já era um sítio para reunir amigos em Alfama. Será que a estrela pop vai lá festejar os seus 60 anos na quinta-feira?
E para aqueles que não conseguiram ver a chuva de estrelas desta madrugada, ficam as fotografias de quem teve um céu limpo à disposição, uma boa câmara, paciência... e jeito.
Já tem as principais notícias da manhã e o que de mais importante se passou para começar a semana informado. O resto da actualidade está à distância de um clique no Observador. Conheça ainda o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium.
Boa segunda-feira, bom arranque de semana ou, se for caso disso, boas férias
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário