segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Hora de Fecho: PSD. A história e as lições da última grande cisão /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Quando foi eleito, Rio lembrou a última cisão no PSD, comparando-se a Sá Carneiro. Mas a História não foi bem assim. Agora que Santana sai, convém saber o que aconteceu. E porquê. Por Miguel Pinheiro.
Mário Lino é chairman da Iguarivarius, que já faturou mais de 200 milhões de euros na Venezuela. O negócio começou com a diplomacia económica de José Sócrates — e continuou com a de Paulo Portas.
Filipe Mendes, conhecido como Phil Mendrix, guitarrista dos Chinchilas, Roxigénio e Ena Pá 2000, atravessou todas décadas do rock português. Morreu esta segunda-feira, 13 de agosto. Tinha 70 anos.
Depois de ter cair 15% face ao dólar na sexta-feira, a lira turca perde mais de 8%, bolsa cai mais de 4% e os juros da dívida a 10 anos batem novo recorde. Erdogan fala de facada nas costas dos EUA.
Omarosa, que dirigiu a comunicação das Relações Institucionais da Casa Branca, divulgou a gravação do seu despedimento — e outra onde Trump diz desconhecer o processo. Trump chamou-lhe "perversa".
Aos 17 anos, Jakob Ingebrigsten seguiu as pisadas dos irmãos e venceu nos 1500 metros, antes de dobrar o feito e conquistar também o ouro nos 5000. E o clã norueguês promete não ficar por aqui.
Já com o desejado ouro ao pescoço, Nelson Évora destacou o trabalho feito pela comitiva portuguesa, abordou o futuro do atletismo nacional e deixou um recado: naturalizar atletas não é o caminho.
As chamas deflagraram na traseira de um modelo com motor a gasolina numa viagem na autoestrada de Namyangju, sem que tenham resultado feridos.
Bancos de todo o mundo foram avisados que "hackers" estariam a planear um ataque em massa a caixas de multibanco. A fraude consistia em clonar cartões e fazer levantamentos indevidos.
Bombas de gasolina só com pré-pagamento, utentes de farmácias que saíram sem os produtos, clientes de restaurante que ficaram de pagar hoje. Como o país lidou com cerca de hora e meia sem Multibanco.
A líder do partido de extrema-direita francês apareceu (debaixo de críticas), desapareceu e voltou a aparecer na lista de oradores da Web Summit, que decorre entre 5 e 8 de novembro, em Lisboa. 
Opinião

Helena Matos
A fazer fé no DN o general Rovisco Duarte puniu referências à memória de Vitor Ribeiro, um dos homens do 25 de Novembro e, não menos importante, do 26. O dia que podia ter sido trágico para as FA.

João Marques de Almeida
O novo partido de Santana Lopes também não conseguirá ultrapassar o PSD. Competirá assim ao futuro líder do PSD unir as direitas e ser capaz de construir um programa reformista para o país. 

José Augusto Filho
Capturadas por uma elite exclusivista entrincheirada no poder há séculos e sem vontade de se autorreformar, as frágeis instituições do Brasil indicam que o país continuará a ser um gigante adormecido.

Alberto Gonçalves
O que aflige nesta história é a brutal desumanidade das personagens, a começar pela principal. Aquilo espreme-se e não sai dali pingo de semelhança com o que se convencionou chamar uma pessoa.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Deus é misericórdia como, graças a Deus, o Papa Francisco não se cansa de afirmar. É neste sentido que deve ser interpretada a nova redacção do nº 2267 do Catecismo da Igreja Católica.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário