quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Buçaco estabelece novo recorde de visitantes em 2017

Mais de 284 mil pessoas de 56 países visitaram a Mata do Buçaco em 2017, estabelecendo um novo recorde de entradas, revelou hoje a Fundação que gere os 105 hectares de floresta na Mealhada.
Resultado de imagem para Buçaco estabelece novo recorde de visitantes em 2017
Segundo os dados da Fundação Mata do Buçaco (FMB), o número de visitantes aumentou 14 por cento face a 2016, uma tendência de subida que se tem vindo a confirmar nos últimos anos.
"O ano de 2017 foi absolutamente excecional, com muitos indicadores positivos", disse à Lusa o presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato, acrescentando que os números do ano passado estão em linha com a tendência de crescimento de visitantes nos últimos três anos.
A "maioria esmagadora" das 284.830 pessoas que entraram na perímetro murado da serra, entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2017, fizeram-no de automóvel. Em 2017 entraram 37.014 veículos ligeiros na mata pública de 105 hectares, ou seja, mais 4.071 do que em 2016.
Por países, a lista de visitantes é liderada por Portugal, seguindo-se França, Espanha, Israel (o Buçaco possui a única via-sacra no Mundo à escala de Jerusalém) Alemanha e Brasil. Mas os serviços da FMB registaram a entrada em números significativos de turistas oriundos de outras paragens, como Singapura, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Senegal e Macau.
"Temos vindo a registar nos últimos três anos um constante crescendo de procura por parte do público nacional e sobretudo internacional. Tem também havido um aumento significativo de visibilidade e notoriedade. Estamos no bom caminho. Sentimos que conseguimos fazer justiça ao Buçaco, colocando-o no ?mapa'", afirma António Gravato.
Para o crescimento do número de visitantes terá contribuído o facto de o "Deserto dos Carmelitas Descalços e Conjunto Edificado do Palace do Bussaco" integrarem a lista indicativa de locais com pretensões ao reconhecimento de Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Resultado de imagem para Buçaco estabelece novo recorde de visitantes em 2017
A FMB e a Câmara da Mealhada estão a preparar a candidatura à UNESCO, processo que é coordenado por uma empresa especializada, paga com fundos europeus, através do consórcio regional da Estratégia de Eficiência Coletiva Provere iNature - Turismo Sustentável em Áreas Classificadas.

"É de elementar justiça que se olhe para este património histórico, cultural, religioso e militar com outros olhos e se empreste outra atenção a uma floresta que tem uma fauna e flora riquíssimas e guarda mais de uma centena de edifícios relevantes", diz o presidente do município, Rui Marqueiro.
O autarca recorda que, no final de 2017, o Buçaco foi elevado à categoria de Monumento Nacional, um processo que demorou muitos anos. Marqueiro agradece o apoio do Governo e do Presidente da República e da Direção Regional de Cultura, salientando a importância da distinção na candidatura a Património Mundial.
Nesta altura estão a decorrer no perímetro da Mata obras de requalificação do Convento de Santa Cruz e das capelas da via-sacra, num valor aproximado de um milhão de euros.
Dentro dos 105 hectares de mata, plantada pela Ordem dos Carmelitas Descalços no século XVII, existem 140 edifícios. O conjunto monumental apresenta um núcleo central formado pelo Palace Hotel do Bussaco (instalado desde 1917 num pavilhão de caça dos últimos reis de Portugal) e pelo Convento de Santa Cruz, a que se juntam as ermidas de habitação, as capelas de devoção e os Passos que compõem a Via-Sacra, a Cerca com as Portas, o Museu Militar e o monumento comemorativo da Batalha do Buçaco.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário