No próximo sábado dia 29 de Setembro, ao longo de todo o dia, a Associação Cultural e Recreativa do Seixo, através do seu Rancho Folclórico, com a Junta de Freguesia do Seixo e a Universidade de Aveiro e com o apoio da C.M. Mira, Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património, da Associação CENTROTERRA, da Associação Ruralidades & Memórias, da CFAE Beira Mar e da ACCMIRA, vai fazer a reconstituição do Barreiro, com o objetivo de redescobrir e reaprender e documentar para a posteridade esta atividade (uma “ajuntada” para fazer adobes para construir as casas gandaresas), há muito desaparecida da região, mas que marcou profundamente a comunidade do Seixo durante décadas.
Do programa consta, na manhã de sábado, nas olarias do Seixo (local onde antigamente se retirava a areia e construíam os adobes) a reconstituição completa e fiel do processo de fabrico dos adobes- desde a abertura da cova para tirar a areia gorda, o queimar a cal, o “traçar” o monte, o amassar da massa, o transporte da massa e o fabrico dos adobes com as formas próprias. Tudo reproduzido fielmente pelos elementos do Rancho Folclórico do Seixo com o apoio de outros Ranchos da região a participarem trajados a rigor e com os instrumentos da altura (as enxadas, as padiolas, os carros de mão, as formas, etc.
Toda a população está convidada a participar, a assistir e a conhecer (para os mais novos) ou relembrar, a forma de produzir este material de construção tão importante e marcante na Gândara e hoje quase extinto mas considerado pelos especialistas de elevada qualidade ambiental, térmica, de sustentabilidade e, portanto, um saber-fazer a preservar.
Vão estar presentes os poucos homens que ainda detêm este saber fazer, tudo vai ser recolhido em vídeo para ficar o registo histórico desta marca patrimonial.

Haverá um almoço Gandarês, na eira de uma casa gandaresa, reproduzindo o que se fazia nestas ajuntadas e, da parte da tarde, pelas 15 horas decorrerá, também na casa gandaresa, um workshop prático e dinamizado pela Universidade de Aveiro, através do RISCO - Departamento de Engenharia Civil/reabilitação do Património, orientado pelos professores Aníbal Costa, Ana Velosa e Alice Tavares (também presidente da Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património)
Os especialistas e estas entidades que se associaram ao evento diz bem da relevância que o mesmo vai ter, em termos históricos, sociais e patrimoniais e do cuidado com que os organizadores o estão a preparar.
A atividade tem por tema “ Adobe- material de construção a redescobrir e a reaprender, insere-se num outro tema cultural que a Associação Cultural e Recreativa do Seixo tem vindo a dinamizar sobre a Casa Gandaresa- Marca e Berço de um Povo e de uma Região

A reforçar a importância da iniciativa está o fato de a mesma ter sido aceite para integrar formalmente o Ano Europeu do Património que se celebra em 2018 que tem por grande tema: onde o passado encontra o futuro.
Todos estão convidados a passar no Seixo no sábado dia 29 e a participarem nesta recriação histórico-cultural e a alimentar “as memórias que nos sustentam o ser”
Localização da Reconstituição do Barreiro - Olarias (Crossodromo do Carvalho)
Rua Isabel Vaz 3070- 541 Seixo

Localização do Almoço e Workshop - Casa Gandaresa do Ti Justino  junto ao Cruzeiro
Rua Manuel Figueiras 3070- 542 Seixo

Contactos:
Tiago Cruz (Presidente da Junta de Freguesia do Seixo) – 918342061

Brigite Capeloa (Chefe Divisão da Cultura do  Município de Mira) - 917865842
Inscrições