segunda-feira, 24 de setembro de 2018

360º- Bolsonaro, o militar que era uma piada e pode acabar Presidente do Brasil; segunda mulher acusa juiz nomeado por Trump; e o Brexit complica-se

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o juiz nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal dos EUA enfrenta uma nova acusação de assédio sexualUma segunda mulher revelou à revista New Yorker um caso acontecido com Brett Kavanaugh numa festa universitária. Christine Blasey Ford, a primeira mulher a acusar Kavanaugh de abuso, e que tem estado escondida desde então, vai testemunhar quinta-feira no Congresso. O juiz deve prestar declarações no mesmo dia. É a nova bomba-relógio dos republicanos. E de Trump.

No Brexit há um impasse que começa a agitar o Reino Unido. Sem cedências da União Europeia, e com o governo britânico a seguir a via mais dura, as divisões já são muitas:

Um acidente “muito grave” no IC8 provocou pelo menos 8 mortos. A colisão aconteceu perto de Louriçal, em Pombal, e ainda há poucos dados conhecidos. A via está para já cortada.  

Os taxistas não desmobilizam nos protestos desde quarta-feira e têm prevista para hoje uma caminhada em Lisboa. Irão desde os Restauradores à Praça do Comércio, para uma vigília em frente à residência oficial do primeiro-ministro, que está provisoriamente instalada no local. Quarta-feira haverá uma marcha até à Assembleia da República.

Cinco anos depois, Tiger Woods voltou a vencer um torneio de golfe. Foi o seu 80.º triunfo no PGA Tour e o primeiro desde Agosto de 2013.

Outra informação relevante 

A duas semanas das eleições no Brasil, o que se pode esperar do candidato extremista Jair Bolsonaro? O homem que foi de militar a político depois de ter sido preso, habituou o Brasil ao seu estilo polémico e é agora o favorito nas sondagens. O ataque não só não o matou como pode fazê-lo mais forte, como conta o João de Almeida Dias no primeiro de muitos artigos que vamos dedicar às eleições brasileiras.

Um piloto morreu este domingo durante o Campeonato Nacional de Velocidade 2018 no autódromo do EstorilSérgio Leitão despistou-se numa das curvas do circuito. As restantes provas foram canceladas.

A não recondução de Joana Marques Vidal como PGR continua a marcar a actualidade. No seu comentário na SIC, Marques Mendes disse existir uma razão por detrás da decisão de não reconduzir a PGR (na sua expressão, houve "gato escondido com rabo de fora"). 

A demissão de João Ribas de diretor artístico de Serralves também continua a dar que falarChovem críticas à administração do museu; a Fundação Mapplethorpe diz que foi "completamente inapropriada e pouco profissional" a demissão do director e a retirada de fotos da exposição; Serralves contrapõe que "João Ribas expôs o que quis".

Manuel Pinho é suspeito de recorrer ao perdão fiscal para legalizar pagamentos do BES. O CM avança que o Ministério Público está a investigar o uso deste regime no caso do chamado “saco azul” do GES.

Fernando Pinto foi constituído arguido por gestão danosaO antigo presidente da TAP foi alvo de uma investigação especial há cerca de ano e meio por causa da compra da brasileira Varig Engenharia e Manutenção pela TAP, avançou o Público.

Cada estudante universitário gasta, em média, 6.445 euros por ano para estudar. O estudo relativo ao ano passado e divulgado pelo JNinclui propinas, material escolar, alojamento e alimentação. Este ano os valores vão subir porque o preço das casas aumentou.

Não é só Madonna. O número de estrangeiros a viver em Portugal aumentou 83% no último ano e meio. São maioritariamente franceses, britânicos e italianos, atraídos pelos benefícios fiscais para trabalhadores qualificados e reformados, diz o DN.

O Bloco continua manter a pressão alta sobre o Governo antes do Orçamento. Agora desafia o PS a escolher entre esquerda e direita na lei de bases da Saúde.

Também Correia de Campos critica a Saúde em Portugal. Citado pelo DN, o antigo ministro de Guterres e Sócrates, diz que “em 2018 o SNS corre o risco de se "transformar numa caricatura do que pretendiam os seus fundadores”.

No futebol nacional, o Benfica venceu o Desp. das Aves por 2-0 (o mesmo resultado do FC Porto em Setúbal na véspera). As águias tiveram uma asa esquerda de ouro —primeiro com João Félix, depois com Cervi —, mas é do miúdo (que até saiu lesionado) que mais se fala. O Sporting só joga hoje em Braga.

Lá fora, Ronaldo esteve no sítio certo à hora exataMarcou o golo decisivo que deu a vitória à Juventus sobre o Frosinone e devolveu à Juve a liderança da Série A.

Mas hoje não vai ser dia de Ronaldo. Vai ser seguramente dia de Modric. Por isso a Marca já diz que o jogador português não vai estar em Londres, na gala The Best, que premiará o melhor jogador do Mundo para a FIFA. Desde Kaká, em 2007, que Messi e Ronaldo têm 'dividido' o prémio.

Os nossos Especiais
Em 1978, Franco Nogueira deu a sua primeira entrevista pós-25 de Abril. Agora que o ex-ministro de Salazar faria 100 anos, recuperámos a conversa com Maria João Avillez em que fala de Salazar, a revolução e a vida.

Porque é que há mães que não gostam dos filhos? A jornalista Lucília Galha tenta dar a resposta no seu novo livro. A Ana Cristina Marques falou com ela, que lhe relata vários casos de mães agressivas, negligentes, que sentem ciúmes dos filhos ou que não sabem mostrar amor

Jordan Peterson tornou-se um ícone do anti-politicamente correto. Após ler o capítulo que pré-publicamos do livro do psicólogo canadiano que vai ser lançado em Portugal, não só terá 12 regras para uma vida sem caos, como nunca mais olhará para uma lagosta da mesma forma.


A nossa opinião
  • Alexandre Homem Cristo escreve "Promete agora, suspende depois": "Nos dossiers Infarmed e descongelamento da carreira dos professores, o governo seguiu um mesmo caminho: prometeu por conveniência, avaliou o impacto, e por fim suspendeu, dando o dito por não dito".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve "O teste da procuradora-geral": "O teste da futura PGR reside nisto: iniciar ou não iniciar o processo dos «marqueses» antes das eleições legislativas de 2019 e levá-lo até ao fim antes das eleições presidenciais de 2021".
  • João Carlos Espada escreve "Rivalidade e Civilidade": "Os regimes democráticos, sendo obra comum de partidos rivais, assentam simultaneamente na rivalidade e na civilidade".
  • José Milhazes escreve "Putin pode ser batido em eleições limpas e transparentes?": "Julgando-se “donos daquilo tudo”, os senhores da Rússia descuidaram-se e criaram um mau precedente, sobretudo num momento em que medidas como o aumento da idade das reformas são fortemente contestadas".
  • Helena Matos escreve "Manual de sobrevivência para um país sob a política dos dois emes: Marx e Marcelo": "O PS manda. O PCP governa-se. O BE policia. O PR diverte-se. A democracia apodrece. E, sim, porque havemos de querer contrariar este estado de coisas? Não podemos deixar-nos ir simplesmente?".
  • João Marques de Almeida escreve "Em defesa da família tradicional": "O Bloco de Esquerda é contra a liberdade em quase tudo e só defende a liberdade para abortar e para os homossexuais se casarem porque quer destruir a família tradicional".
  • Alberto Gonçalves escreve "O melhor país do mundo": "Os poucos que assistem à farsa com o horror que esta merece aproveitam para se despedir do melhor país do mundo a fingir que não é uma vergonha, nas mãos de criaturas que não têm nenhuma". 
  • José Manuel Fernandes, em vídeo, diz "Temos o dever de desconfiar da substituição de Joana Marques Vidal": "Os poderes do dia têm medo da independência do Ministério Público. O que correr mal no combate à corrupção será agora responsabilidade política de Costa e de Marcelo".

Notícias surpreendentes 
Turismo para milionários ou exploração para um dia podermos viver na Lua? Conhecido o primeiro turista espacial, fica o guia de viagem para o novo destino da moda: com os custos, os riscos e a história das idas do homem ao nosso satélite natural.

O que se come nas ilhas Faroé? Responder a esta pergunta é também contar a história do restaurante Michelin mais isolado do mundo.
 
Está a ver aquelas unhas com desenhos e enfeites vários? Pirosas ou tendência, a verdade é que as unhas artísticas estão de volta.
 
Alfredo Cunha, o fotógrafo do 25 de Abril (e muito mais) tem um novo livro com 50 retratos muito especiaisE comentou 10 deles para o Observador. Um é o de Ronaldo, e tem uma bela história sobre quem o pôs em contacto com o jogador.

Já tem o resumo da actualidade feito e também boas histórias para ler ao longo do dia (ou da semana). Para mais, é só ir passando pelo Observadoreleito o jornal generalista do ano. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa segunda-feira, boa semana
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário