quinta-feira, 8 de novembro de 2018

360º- O carrossel dos negócios de Salgado e do GES com a Venezuela; as "medidas" de Trump pós intercalares; e a crise no Benfica

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... um tiroteio na Califórnia fez vários feridos. Um homem abriu fogo num restaurante, disparou mais de 30 feridos, e pôs-se em fuga. As informações são para já muitos escassas.

A PGR está a analisar se há "alguns procedimentos a desencadear" pelo Ministério Público sobre o caso José SilvanoO que, traduzindo por miúdos, significa que está avaliar se o MP vai ou não abrir uma investigação ao uso da password do secretário-geral do PSD por outro deputado que lhe permitiu assim marcar presenças falsas no Parlamento.

Para Rui Rio, contudo, não há problema: o presidente do PSD mantém toda a confiança no seu secretário-geral. E faz mesmo graças sobre o tema: diz que as suas palavras “não são como os iogurtes, com prazo de validade”.

E para o deputado também não parece haver emenda: apesar de estar sob todos os holofotesJosé Silvano voltou a assinar a folha de presença da comissão para a Transparência, mas não pôs os pés na reunião de duas horas.  

As coisas também continuam sem correr bem ao Benfica, que somou o quarto jogo consecutivo sem ganhar. Empatou em casa com o Ajax para a Liga dos Campeõese tem o apuramento muito complicado: precisa ganhar ao Bayern em Munique, vencer o AEK e esperar que o Ajax não some mais que um ponto nos dois jogos que lhe restam, segundo as contas que a Mariana Fernandes faz na crónica. É o pior registo de sempre de uma equipa portuguesa na prova.

Após o jogo, os adeptos do Benfica provocaram distúrbios no hotel onde estava o Ajaxfazendo um ferido e causando vários danos.

Nos outros jogos da Champions, destaque para o Manchester United de Mourinho que impôs a primeira derrota à Juventus. De nada valeu o golo (espantoso) de Ronaldo, até porque foi um gesto do treinador português que incendiou os ânimos no final.
 

Outra informação relevante 
16 horas depois do seu primeiro tweet vitorioso, Trump reclamou oficialmente o triunfo nas intercalares dos EUA. Numa conferência em que atacou a imprensa e apelou ao bipartidarismo, gabou-se de conseguir a vitória no Senado e até se deu ao luxo de criticar os republicanos que não quiseram o seu apoio.

Logo depois, o presidente americano passou à acção e demitiu o procurador-geral Jeff SessionsEntre ambos a relação tinha sido tensa desde que Sessions se tinha escusado a investigar as suspeitas de conluio com a Rússia nas eleições. O New York Times especula que Trump se pode estar a preparar agora para afastar o procurador-especial Robert Mueller que ficou com essa 'tarefa'.

E a seguir a Casa Branca tirou a acreditação ao jornalista da CNN que discutiu com TrumpAcusou-o de ter "posto as mãos" numa estagiária, mas um vídeo mostra o que se passou


No Congresso do maior partido europeu Weber deve bater Stubb e ser eleito como candidato do PPE para concorrer ao lugar de Juncker. No primeiro dia, Rio fez a intervenção em alemão, onde garantiu que o PSD é o partido português que representa o rigor das contas públicas, mas foi Passos quem fez parte do maior aplauso.


Os outros destaques de ontem:


Volto agora a outra polémica do Parlamento (que também o devia envergonhar) que está a ser investigada pelo Ministério PúblicoO caso das moradas falsas dos deputados, a começar pela de Feliciano Barreiras Duarte do PSD (revelada pelo Observador). A notícia é da Visão.

Depois de uma denúncia anónima, o Ministério Público decidiu investigar a associação ambientalista Quercus por gestão danosa. Segundo a Visão, desde que a direção tomou posse que vários membros têm saído em litígio.

Ainda na Justiça, o juiz Rui Rangel voltou a ser suspenso preventivamente de funções por causa da Operação Lex.
Um empresário russo procurado pela Interpol tem um visto gold por ter comprado casas em PortugalValeriy Panov é procurado por uma alegada conspiração para matar um político. Está há 3 anos refugiado na Alemanha, com medo de ser apanhado, conta a Sábado.

No meio de tanta história de fazer corar, uma daquelas que devíamos ler mais vezes. A de um agente da PSP que escoltou um condutor aflito até ao Hospital de Santa Maria. Era um pai que precisava de autorizar com urgência anestesia para a filha ser operada.

O laboratório que comercializa o Nolotil nega as restrições do medicamento em Espanha. Diz que houve apenas um reforço de que deve ser utilizado com prescrição médica.

Em Espanha, foi detido um atirador que queria matar o primeiro-ministro Pedro Sánchez. Era um segurança privado, praticante de tiro, que discordou da ordem de exumação dos restos mortais de Franco

Já o Podemos está mergulhado em mais uma polémica. Um dos seus dirigentes defendeu numa entrevista a política de Maduro na Venezuela dizendo: “Já se come três vezes ao dia”. E o entrevistador indignou-se respondendo: “A população perdeu em média 10 kg”. A FAO estima que mais de 39 milhões de pessoas sofram de malnutrição no país.

No Brasil, Bolsonaro escolhe a primeira mulher para o governo. Tereza Cristina vai assumir a pasta da Agricultura (que ficará separada do Ambiente). “Se for competente e for mulher, não há problema”, diz o braço direito do novo presidente.

Bill Gates foi à China e mostrou a sanita do futuroTransforma as fezes humanas em fertilizante e não é preciso água ou sistema de esgotos. Foi um sucesso, apesar de ainda não estar à venda.
Já Elon Musk foi substituído por Robyn Denholm na presidência do Conselho de Administração da Tesla.

Os nossos Especiais
Como foi desmascarado o carrossel do GES com a Venezuela que tornou Salgado suspeito de associação criminosa? O Luís Rosa conta a investigação que envolve um emigrante português na Suíça transformado em gestor de alta finança que mediava negócios com venezuelanos ligados a Chávez e Maduro. E os mais de 120 milhões que giraram entre o Dubai, o Texas e a Madeira.


A nossa opinião
  • Miguel Pinheiro escreve "O que aconteceu ao velho Rui Rio?": "Quando ganhou a Câmara do Porto, em 2001, Rio foi implacável com falhas éticas. Agora, reduz tudo a "questiúnculas". O que mudou? Talvez seja altura de lhe recordar uma frase célebre de Sá Carneiro".
  • Helena Garrido escreve "A dose certa de optimismo (ou pessimismo)": "Os dados da poupança em Portugal, quando ligados com a dívida do País, alertam-nos para a necessidade de moderar o optimismo".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve "Brasil: Fernando Henrique Cardoso em Lisboa": "FHC defende que, em vez de um "centro amorfo", é necessário "recolocar nos trilhos o sistema eleitoral e partidário, que afundou na corrupção, na fragmentação e na perda de conteúdo programático"".
  • Manuel Pires Cruz escreve :"O Joaquim, o António e o Manuel": "Ao contrário dos que berraram que os brasileiros que vivem cá e votaram esmagadoramente no candidato vencedor deveriam voltar para o Brasil, não somos todos imbecis e temos mais que dois neurónios".
  • Carlos Guimarães Pinto escreve "Nós, os Liberais": "Nós que acreditamos nos valores europeus, não devemos defender uma política de imigração e integração que coloque em causa esses valores no longo prazo. Nem que recompense traficantes de seres humanos".
  • José Manuel Queimado escreve "Que escola para a era da inteligência artificial?": "Se as escolas querem preparar os nossos jovens para o futuro, devem reorganizar-se para ensinar as competências que mais lhes vão fazer falta – tecnológicas e sócio-emocionais".
Notícias surpreendentes 
"Bel Canto", o"thriller" romântico de Paul Weitz, é o destaque das estreias no cinema desta semana. Eurico de Barros diz que desafina do princípio ao fim e que Julianne Moore nem consegue fazer "playback". Por isso dá-lhe só uma estrela. Mas também sugere outras quatro opções.

Ainda cinema, o filme sobre os Queen — "Bohemian Rhapsody" — tem dois erros históricos. E ambos graves.

E finalmente podemos ver "O outro Lado do Vento"a história do filme maldito de Orson Welles.


Além de Sara Sampaio, outra portuguesa vai desfilar esta madrugada com as asas da Victoria's Secret. Aos 20 anos, Isilda Moreira, filha de mãe cabo-verdiana e pai guineense, faz a estreia na passerelle mais desejada.

Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quinta-feira
(acabo a contar-lhe que foi encontrada a pintura rupestre mais antiga de sempre a representar um animal: é uma vaca selvagem, pintada no Bornéu há 40 mil anos, 10 mil anos antes das ilustrações de Altamira)
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário