segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

360º - Alberto João Jardim: "Rio deve viabilizar governo de Costa para reformar". Guerra entre bombeiros e Governo. As últimas palavras de Khashoggi

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Os bombeiros e o Governo estão em guerra. O que está em causa? Poder. A Liga dos Bombeiros Portugueses quer ter uma direção “autónoma, independente e com orçamento próprio” — por isso, decidiu “abandonar de imediato” a estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Resultado: deixou de haver informação sobre o que se passa no terreno. Os bombeiros continuam a responder aos pedidos de ajuda mas não dizem nada à Proteção Civil: o número de ocorrências reportadas em Lisboa, por exemplo, caiu 71%ontem face ao domingo passado. A nível nacional a queda foi de 37%.

A Proteção Civil reconhece o problema, mas garante que está a "funcionar normalmente".

Politicamente, as posições extremaram-se:

Mais informação importante

 Alberto João Jardim, que saiu do poder mas não saiu da política, deu um duplo apoio a Rui Rio numa entrevista ao Observador:
  • Sobre o prazo de validade do líder do PSD, alertou que Rio precisa de seis anos para aplicar o seu projecto e que, portanto, deve ficar mesmo que perca as legislativas;
  • Sobre a estratégia em relação ao PS, defendeu que Rio deve viabilizar um governo Costa se esse for o preço a pagar para reformar o país.

Na contabilidade das greves, hoje é a vez do Metro do Porto: a rede está encerrada desde a meia-noite até às 6h de amanhã. Os condutores das composições juntam-se assim aos enfermeiros, aos estivadores, aos juízes e a muitos outros, como pode ver neste calendário. Segundo o Público, há 47 pré-avisos de greve até ao final do ano.

É uma vitória e um alívio para Rui Rio. O relatório da comissão de inquérito da Assembleia Municipal do Porto relativo à Arrábida diz que o então presidente da Câmara não teve intervenção no negócio da escarpa.

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses acusa PS e PSD de quererem aumentar o “controlo político” sobre a investigação criminal. E avança dois motivos para isso. Primeiro: há “investigações criminais e processos judiciais” em curso que “envolvem figuras públicas muito relevantes na área da política, das finanças e da economia”. Segundo: “vieram a público atos praticados no Parlamento que podem vir a envolver responsabilidade criminal” dos deputados.

O Ministério Público não vai acusar os três ex-secretários de Estado que foram a França ver jogos de futebol a convite da Galp. Fernando Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Costa Oliveira terão apenas que pagar uma multa. A notícia é avança pelo jornal i.

Marques Mendes deu ontem duas novidades interessantes no seu comentário semanal:
  1. Na sequência da auditoria lançada pelo Governo, o Ministério Público poderá avançar em breve com acusações de gestão danosa a antigos responsáveis da Caixa Geral de Depósitos;
  2. O Estado português distribui agendas aos altos funcionários com os dias e os meses em castelhano.

“Não consigo respirar.” Foram estas as últimas palavras do jornalista Jamal Khashoggi antes de ser assassinado por agentes da Arábia Saudita. Os detalhes foram avançados ontem pela CNN, citando uma fonte que teve acesso ao áudio do que se passou.

Emmanuel Macron fala hoje às 19h, depois de no sábado ter havido mais confrontos com os "coletes amarelos". O Presidente francês deverá propor “medidas” que visam “recuperar a unidade nacional”.

O Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu que o Reino Unido pode reverter o Brexit unilateralmente, sem necessidade de aprovação dos restantes Estados-membros da UE. O calendário é importante: o Parlamento britânico vota amanhã o plano de Theresa May.

Depois do simples protesto, a China deu mais um passo na escala do desconforto diplomático e convocou o embaixador americano em Pequim por causa da detenção da vice-presidente da Huawei, acusada de ter violado as sanções ao Irão.

É mais uma polémica a envolver a Huawei, depois das desconfianças relativas à sua relação com o Governo chinês. Afinal, o que está em causa? Temos seis respostas para perceber o problema

O Sporting venceu ontem o Desp. Aves por 4-1 depois de um susto inicial. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que, "com mais ou menos dificuldades, com maior ou menor sucesso, a equipa verde e branca espantou fantasmas e recuperou a alegria de jogar futebol depois de meses a fio em crise".

Marcou oito golos nos últimos cinco jogos, chegou aos 100 encontros pelo Sporting e tem agora mais golos do que jogos no Campeonato. Ah, sim: é também o melhor marcador da prova. Exato: é Bas Dost, o Exterminador que não se cansa de ouvir AC/DC.

Em Madrid, a final mais longa de sempre da Libertadores teve prolongamento no Santiago Bernabéu mas terminou com a vitória do River Plate sobre o Boca Juniorspor 3-1.

A final foi decidida por Quintero, que ainda tem vínculo ao FC Porto. Aos 25 anos, veio do bairro El Socorro para a eternidade.


Os nossos Especiais

As células estaminais podem tratar o autismo? O nosso Fact Check de ciência conclui que ainda faltam provas da sua eficácia. Uma criança portuguesa participou numa terapia experimental.


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "Nem 1% de verdade":"O governo tem uma relação de indiferença para com a verdade, dizendo o que em cada momento convém dizer e atrevendo-se até a lançar números falsos se isso, na ocasião, lhe valer elogios e manchetes".

Luís Rosa escreve "A dupla 'irritante' da vergonha perante Angola": "Marcelo e Costa, que tanta força fizeram para que o processo Manuel Vicente fosse para Angola, são os grandes derrotados do caso Fizz. Prova? As 435 vezes que o nome de Vicente é escrito na sentença".

João Carlos Espada escreve "Livros para o Natal": "Seis sugestões de livros que são também leituras que desafiam os dogmas politicamente correctos hoje dominantes entre nós".

Diana Soller escreve "O Imperador vai nu": "A situação geográfica de Portugal coloca-o numa posição estratégica privilegiada para os interesses das grandes potências. Pelo que o Estado terá que tomar decisões muito sérias quanto ao nosso futuro".


Notícias surpreendentes

É a história de três malandros que conquistaram o mundo com punk, hip hop e ativismo. Ou seja, é a história dos Beastie Boys. Isilda Sanches leu o livro recém-lançado sobre a banda e recorda um dos exemplos mais inspiradores de evolução da música pop.

Marante é o cantor romântico que também já foi craque da bola. Do campo do Salgueiros aos discos de ouro e platina, ele conta como chegou aqui (com muitos êxitos) à Filipa Teixeira.

"Metade da Vida", de V.S. Naipaul, fala de um pai e de um filho, de miscigenação e daquilo que une a Inglaterra à Índia. João Pedro Vala dá-lhe três estrelas.

Olivier Rolin visitou o mundo inteiro, esteve na América e na Ásia e agora está em Portugal para escrever.O celebrado autor francês que acha Proust irritante falou com o Observador em Cascais: “Escrevemos sempre contra a morte de alguma coisa. A morte é um grande adversário”.

Já olhou bem para o calendário de 2019? Se está a pensar como vai meter férias e folgas, saiba que vai ser um ano de muitas pontes, mas também de feriados ao fim de semana. Consulte tudo aqui.


Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário