sábado, 14 de abril de 2018

Hora de Fecho: O que aconteceu e o que pode acontecer na Síria

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Donald Trump declarou "missão cumprida", mas Síria e Rússia dizem que estragos são "menores". Russos alertam para "consequências", mas os EUA, França e Reino Unido rejeitam invadir a Síria.
Reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Síria já começou. Russos acusam Estados Unidos de transformaram "situação catastrófica em algo muito pior".
Governo reagiu com "compreensão" por operação conduzida por três aliados para destruir armas ilegais. PCP e Bloco dizem que ataque é inaceitável e comunistas repudiam posição do Executivo.
As imagens que mostram os céus de Damasco durante o bombardeamento conjunto de EUA, França e Reino Unido. E as manifestações na capital síria, com bandeiras russas e iranianas, ao amanhecer.
O Estado quer assumir a construção da nova ala pediátrica do São João, mas associação privada que começou a obra defende que é a titular do projeto e recusa afastar-se. Caso pode terminar na justiça.
O realizador checo vivia nos Estados Unidos desde 1962 e tornou-se cidadão norte-americano em 1970. Tinha 86 anos e ganhou Óscares pelos filmes Amadeus e Voando sobre um Ninho de Cucos.
Alguns deputados, residentes nos Açores e Madeira, acumulam compensação do Parlamento com reembolso dos bilhetes das viagens, conta o Expresso. Um deles é Carlos César. Deputados dizem que é legal.
Em 1895, Adolfo Caminha chocou os críticos com a publicação de um romance sobre um marinheiro gay e negro que se apaixona por um grumete loiro de olhos azuis. O livro tem uma nova edição portuguesa.
Mariana van Zeller é correspondente da National Geographic. Nasceu em Lisboa, vive nos EUA e trabalhou em mais de 50 países. Histórias que contou ao Observador - sem esquecer imigração, droga e Trump.
Pénis maiores podem deixar mais descendência, mas a longo prazo podem levar à extinção das espécies. Pelo menos num grupo de crustáceos microscópicos. Uma investigadora portuguesa explica.
Plataforma criada por três sócios com anos de experiência em "e-commerce" põe "personal shoppers" a fazer compras encomendadas pelos utilizadores. Entregas podem começar duas horas depois. 
Opinião

Alberto Gonçalves
O apogeu da demência foi atingido na lendária “missa” que precedeu a prisão: “Já não sou um ser humano. Sou uma ideia.”, proclamou. É deste material que se fazem boa parte das calamidades históricas.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Os suicídios de adultos que recorreram a tratamentos com hormonas do sexo oposto, ou se submeteram a cirurgias de mudanças de sexo, é 20 vezes superior ao normal.

Ruth Manus
Existe uma leva de brasileiros que há 10 ou 15 anos se mudaria para Miami, mas que agora decidiu vir para Portugal para “se livrar do terceiro mundo”. Têm muito dinheiro, mas pouco na cabeça. 

José Manuel Fernandes
Se 19 países da UE cresceram mais do que nós em 2017, porquê os foguetes de Centeno? Se 40% dos novos contratos são de salário mínimo, porquê tanto entusiasmo com o emprego? Melhor tem de ser possível

Rui Ramos
Porque não responsabilizar pessoalmente o presidente da república ou o primeiro-ministro, enquanto mecenas por conta do Estado, pela despesa pública no subsídio às artes? Tudo seria mais transparente.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário