13.090 kg de resíduos sólidos urbanos foram recolhidos seletivamente este ano no Carnaval de Torres.
Tal representa mais 6.080 kg de resíduos recolhidos seletivamente neste evento em comparação com a edição do ano transato do mesmo.
No total, foram recolhidos seletivamente 1.768 kg de papel/cartão, 6.912 kg de embalagens de plástico/metal e 4.410 kg de vidro na edição de 2019 do “Carnaval mais português de Portugal”.
De realçar que relativamente ao vidro verificou-se uma duplicação do volume recolhido seletivamente.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Torres Vedras assumiu, mais uma vez, o compromisso de reduzir o impacto ambiental resultante da realização do Carnaval de Torres, por meio da participação na iniciativa Eco Evento da Valorsul.
Esta iniciativa desafia os municípios organizadores de eventos a solicitar a classificação de Eco Evento para os mesmos, proporcionando formação e apoio para a gestão adequada de resíduos, atribuindo ao evento um carácter de responsabilidade e sustentabilidade, e disponibilizando uma contrapartida financeira de acordo com o desempenho ambiental do evento (quantidade de resíduos recolhidos seletivamente).
O Município de Torres Vedras decidiu que, este ano, essa compensação decorrente da recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos no Carnaval de Torres será doada à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.
De referir também que parte dos resíduos sólidos urbanos recolhidos seletivamente em 2019 no Carnaval de Torres o foram no âmbito da ação Novo Verde. Nesta ação, durante três dias, 15 "ecopontos humanos" encarnaram personalidades portuguesas de modo a inserirem-se no tema do Carnaval de Torres Vedras – "Made in Portugal". De Fernando Pessoa a Amália, passando por nomes mais atuais como Emplastro, Toy ou Cristina Ferreira, os "ecopontos humanos" percorreram o recinto do evento com o objetivo de, em conjunto com a Câmara Municipal, fazer do Carnaval “mais português de Portugal” também o “mais verde” do país. Sob o mote "É Carnaval, ninguém recicla mal", o grupo de "ecopontos humanos" levou os foliões a ter uma atitude ambiental mais consciente. Esta iniciativa integrou o conjunto de ações de educação e sensibilização ambiental levadas a cabo pela Novo Verde em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Oeste, no âmbito do Programa Oeste Circular, a qual permitiu enviar para reciclagem mais de 6.500 embalagens, das quais aproximadamente 65% eram de plástico/metal, 34% de papel/cartão e menos de 1% de vidro.
Os materiais recicláveis recolhidos de forma seletiva durante o Carnaval de Torres 2019 (plásticos, metais, vidro, papel e cartão) foram desviados de aterro e transportados para o centro de triagem da Valorsul, no concelho do Cadaval, onde vão ser preparados para serem aceites por cada uma das indústrias de reciclagem respetiva, a quem serão entregues.
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário