As ruas de Torres Vedras encheram-se este domingo para receber o primeiro Corso Diurno da edição de 2019 do Carnaval torriense. Foram milhares os foliões que rumaram até à terra do Carnaval “mais português de Portugal”, num dia em que o sol convidava a sair de casa.
O povo torriense e o público presente fizeram questão de se vestir a rigor, apostando em máscaras originais e 100% “made in” Portugal.
Os sete carros alegóricos saíram à rua pela primeira vez, revelando a criatividade dos artistas plásticos responsáveis pela sua criação. As principais personalidades da política nacional e internacional, como sempre, estão representadas. Já os produtos “Made In Portugal” chegaram ao Carnaval dentro de uma caravela que “navegou” pelas ruas da cidade.
Suas Altezas Reais também estiveram presentes e cumprimentaram todos os foliões do cimo do carro dos Reis, que seguiu pelo Corso acompanhado pela comitiva da Real Confraria do Carnaval. Ao compasso do rufar dos tambores das várias bandas, desfilaram ainda Lúmbias, Ministros e Matrafonas, Marias Cachuchas, Fidalgos e muitos outros grupos carnavalescos, sendo que alguns trouxeram os seus carros espontâneos.
Os 44 grupos que participaram no Corso Noturno de sábado também saíram à rua para desfilar mais uma vez, antes de serem conhecidos os resultados do Concurso de Grupos de Mascarados. Os vencedores foram revelados a meio da tarde, num momento que contou com a presença de um convidado especial, o embaixador do Paquistão, Sarfaraz Ahmed Gohar. Na cerimónia liderada pela Real Confraria do Carnaval estiveram também presentes o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, o presidente do Conselho de Administração da Promotorres, César Costa, a vogal do Conselho de Administração da Promotorres, Raquel Luz, e os vereadores da Câmara Municipal, Ana Umbelino, Hugo Lucas e Cláudia Horta Ferreira.
O grupo “Vigilância à portuguesa” arrecadou o prémio atribuído pela Real Confraria do Carnaval, e conquistou ainda o 2º lugar do Prémio dos Grupos e o 3º lugar do Prémio do Público.
Já o grupo “Cúzidinho à portuguesa” surpreendeu pela positiva com a criatividade da máscara escolhida, o que lhe valeu o 1º lugar do Prémio do Público e o 1º lugar do Prémio dos Grupos.
Para além dos milhares de pessoas presentes no Corso, o Carnaval de Torres Vedras chegou ainda a casa dos portugueses que assistiram à emissão do programa “Somos Portugal” da TVI, que esteve durante toda a tarde em direto de Torres Vedras.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e o primeiro secretário da Embaixada da Índia, Amararam Gujar, também visitaram o entrudo torriense, num dia onde não faltou animação.
O Tó’Candar PALADIN saiu à rua, ao fim da tarde, arrastando consigo uma multidão de foliões que dançaram ao som da Banda Baco. O Corso Diurno transformou-se em corso noturno, tendo-se prolongado até às 23h, com o desfile dos carros espontâneos a animar todos os presentes.
O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras; Produção da Promotorres E.M; Alto Patrocínio: Ministério da Economia; Patrocínio: Sagres e PALADIN; Vinho Oficial: AdegaMãe; Televisão Oficial: TVI; Rádio Oficial: RFM; Certificação Ambiental: Eco Evento Valorsul; Apoio: Oeste Portugal e Green Destinations.
Nenhum comentário:
Postar um comentário