segunda-feira, 4 de março de 2019

Projeto FilocriatiVidade pela primeira vez em Águeda


A Câmara Municipal de Águeda promove a vinda do projeto filocriatiVIDAde | filosofia e criatividade em formato de oficinas de filosofia com as crianças, bem como para pais, professores e educadores, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre.Resultado de imagem para Câmara Municipal de Águeda
O projeto filocriatiVIDAde | filosofia e criatividade é desenvolvido por Joana Rita Sousa em sessões de exploração da fusão original destas duas palavras ricas em conteúdos.

Joana Rita Sousa afirma que “estas oficinas equivalem a um treino de ginásio: em vez dos músculos do corpo, trabalhamos os músculos do pensamento. Fazemos exercícios de resistência – verificamos se a nossa ideia é forte, se há boas razões para a aceitar e se resistem aos argumentos contra e treinamos a flexibilidade. Podemos testar ideias, avançar, voltar atrás, tudo isso faz parte do processo que nos encaminhará para o aprofundamento filosófico.”

A primeira oficina “A filosofia é coisa de crianças” é uma oficina de introdução à filosofia e às metodologias a aplicar em atividades com crianças. Terá lugar na sexta-feira 15 de março das 17h30 as 21h30 e é destinada a pedagogos, educadores e pais.

No sábado, dia 16 de março, inserido na programação da biblioteca “Porque hoje é Sábado...” serão dinamizadas duas oficinas do “Pensar a brincar” para as crianças. Dividido em duas sessões das 10h-11h paras crianças dos 3 aos 5 anos (com a possibilidade de ser uma sessão com pais) e uma segunda sessão das 11h15- 12h15 para os 6 aos 10 anos.


"Aqui nós aprendemos o que as coisas são, o que são as palavras. andamos a ver o que existe, o que é real, explicamos as palavras e as perguntas!" - dizia o jovem Marco, participante das oficinas de filosofia. Estas pretendem ser um espaço e um tempo para pensar, "treinar" o olhar crítico, explorar possibilidades e investigar em conjunto.

As oficinas decorrerão na Biblioteca Municipal Manuel Alegre e são de inscrições gratuitas, mas limitadas às vagas existentes, sendo necessária a respetiva inscrição presencialmente ou através do e-mail bmma.educativo@cm-agueda.pt. Para esclarecimentos adicionais contactar o serviço educativo através o telefone 234 624 688.

Nenhum comentário:

Postar um comentário