sexta-feira, 3 de maio de 2019

Leiria recebe Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola


Resultado de imagem para Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
A Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV) é o mais recente estabelecimento de ensino do país a acolher uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), que entrará em funcionamento no ano lectivo 2019/2020.
Esta nova ferramenta, criada pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, tem como objetivo criar as condições necessárias para que crianças e jovens que pratiquem desporto tenham a possibilidade de prosseguir a vida académica com aproveitamento.
Na prática, o projeto prevê a criação de salas de estudo especializadas, professores-mentores, trabalhos de grupo e de um sistema de ensino à distância, numa forma de combate ao abandono e insucesso escolar junto destes alunos e atletas.
Com base numa articulação entre várias entidades educativas e desportivas, as UAARE’s pretendem colmatar um conjunto de necessidades sentidas por parte destes jovens, em consequência das exigências da prática profissional de desporto, nomeadamente o número de horas necessárias para treinos e a participação em competições nacionais e internacionais.
A ausência de respostas em Portugal que obrigava à deslocação para fora do país foi também um dos factores que levaram à criação destes mecanismos, que já chegaram a 16 escolas de vários distritos e abrangem quase 370 crianças e jovens.
É neste contexto que a ESALV acolhe, no próximo ano lectivo, uma UAARE, recebendo alunos que estejam integrados no estatuto de alto rendimento, sejam do concelho de Leiria ou fora dele.
O projeto abrange todas as modalidades de enquadramento federativo reconhecido, o que, no caso da ESALV, inclui os alunos do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, dado o reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido e a consciência para a alta performance.
O concelho de Leiria caracteriza-se também pela sua dinâmica desportiva, não só pelo eclectismo, mas também pelos resultados obtidos ao longo dos anos por clubes, equipas e atletas.
No âmbito da candidatura apresentada ao projeto, foram identificados vários atletas com perfil de integração na UAARE, nas modalidades de andebol, natação, patinagem, kickboxing, muaythai, ju-jitsu, kendo, andebol de praia, xadrez, BTT, tiro com armas de caça, orientação, ginástica e do Conservatório dirigido por Annarella Sanchez.
A UAARE a instalar em Leiria é resultado de uma parceria entre o Município, ESALV, Juventude Desportiva do Lis, Juventude Vidigalense, União Desportiva de Leiria, Trampolim Clube de Leiria, Associação Desportiva Bairro dos Anjos e Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário