sexta-feira, 3 de maio de 2019

Pedrógão | Estação da Biodiversidade divulga riqueza biológica da praia do Pedrógão

Resultado de imagem para Estação da Biodiversidade divulga riqueza biológica da praia do Pedrógão



A praia do Pedrógão conta desde quinta-feira com uma Estação da Biodiversidade, que consiste num percurso pedestre sinalizado com painéis relativos à riqueza biológica local, e que foi visitado, na abertura, pelos alunos de como duas turmas do 6º ano do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa e pela vereadora do Ambiente na Câmara Municipal de Leiria, Ana Esperança.
As Estações da Biodiversidade são percursos pedestres curtos sinalizados no terreno através de painéis informativos sobre as riquezas biológicas a observar pelos visitantes. Cada estação está localizada num local de elevada riqueza específica e paisagística, representativa dos habitats característicos da área.
Os painéis funcionam como uma espécie de guia de campo e fazem referência a espécies emblemáticas e comuns. É dado particular destaque aos insetos e plantas, que são a base para a conservação dos ecossistemas terrestres.
A rede das EBIO é atualmente formada por 43 locais, distribuídos de norte a sul do país, com habitats representativos da diversidade paisagística da área, constituindo percursos privilegiados para o trabalho de inventariação, observação e monitorização da biodiversidade. Um total de 29 EBIO estão já sinalizadas no terreno, no país, com painéis e estão prontas a ser visitadas.
Dos estudos de inventariação já realizados foram registadas mais de 5.000 observações, que correspondem a cerca de 750 espécies de invertebrados (a maioria são insetos), 100 vertebrados e 750 plantas. Foi igualmente construída uma base de imagem com mais de 20 000 fotografias.
A rede das EBIO teve início num projeto do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal. Desde 2010 que as entidades responsáveis pelas estações são, para além do Tagis, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.
Os principais objetivos deste projeto são aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade, contribuir para a valorização do património natural, e especialmente promover a participação dos cidadãos na inventariação da nossa fauna e flora. Qualquer pessoa, pode dirigir-se a uma EBIO e colaborar ativamente na sua inventariação e monitorização.
Esta rede representa uma grande parte da diversidade de habitats e espécies do país, integrando locais privilegiados para prosseguir o trabalho de inventariação, observação e monitorização da biodiversidade. As estações têm, igualmente, um elevado potencial para a realização de ações de formação, bem como de turismo ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário