terça-feira, 9 de julho de 2019

Oeste | Recolha Seletiva de proximidade na Marinha Grande

Valorlis e Municipio da Marinha Grande apresentam projeto Ilhas Ecológicas

A Valorlis e a Câmara Municipal da Marinha Grande apresentaram à população o projeto “Ilhas Ecológicas” no dia 4 de julho na Marinha Grande. 

O projeto Ilhas Ecológicas - recolha seletiva de proximidade é um projeto piloto que tem como objetivo aproximar os ecopontos à população, disponibilizar meios para separação em locais onde há dificuldade na colocação de ecopontos e aumentar as quantidades de resíduos enviados para reciclagem. 

“A Valorlis tem vindo a reforçar a rede de ecopontos na sua área de intervenção aproximando os contentores para recicláveis da população, de modo a tornar mais cómoda a separação destes resíduos. Em algumas zonas da Marinha Grande este reforço vai ser feito através da substituição dos ecopontos tradicionais por contentores com menor capacidade, colocados mais perto de cada habitação e em maior número.” explica Marta Guerreiro, Administradora Delegada da Valorlis. 

Este projeto de recolha de proximidade prevê a colocação de 618 contentores (206 ilhas ecológicas) para separação dos resíduos recicláveis pela população, recolhidos com uma viatura especifica de recolha traseira com o seguinte faseamento: 

Fase 1- a partir de 8 de julho: Amieira, Albergaria, Marinha Pequena, Pero Neto e Trutas 

Fase 2- Setembro, Comeira, Guarda Nova, Ordem e Portela 

Fase 3- Setembro, Embra 

As zonas abrangidas neste projeto são zonas residenciais e com maior densidade de habitações de baixo porte e zonas onde há dificuldade na colocação e recolha de ecopontos tradicionais. Estima-se que a população abrangida por esta ação seja de cerca de 10.000 habitantes. 

Este projeto piloto irá requerer um acompanhamento próximo por parte da Valorlis para melhoria da separação seletiva de recicláveis, analisando os graus de enchimento e ajustando a periodicidade de recolha. 

A instalação das ilhas ecológicas será acompanhada de sensibilização porta a porta por equipas da Valorlis aos moradores das zonas abrangidas, que vão esclarecer todas as dúvidas relativas à separação de resíduos e alertar para a correta utilização dos contentores. 

“Com este projeto pretende-se incentivar o hábito da separação de resíduos domésticos, pondo à disposição outras formas de deposição, explica Marta Guerreiro e acrescenta “A Valorlis conta com a participação de toda a comunidade em torno deste projeto para em conjunto alcançar as exigentes metas definidas para a Valorlis, em termos de material enviado para reciclagem”.

O projeto Ilhas Ecológicas - Recolha de Proximidade, cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, visa aumentar as quantidades de resíduos recolhidos seletivamente. 

Sobre a Valorlis 
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, continua a apostar na sensibilização junto da comunidade, de modo a garantir um adequado funcionamento do sistema de gestão de resíduos urbanos da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário