Preferem a noite ao dia e estão perfeitamente adaptados a viver na escuridão. Dia 14 de setembro, a partir das 16h00, co nheça animais notívagos como as corujas, os morcegos ou alguns carnívoros e descubra algumas das suas características e adaptações à vida noturna.
Sabia que as Corujas-das-Torres detetam um alvo a 10 metros de distância ou que os morcegos se orientam na escuridão utilizando apenas o som? Na iniciativa O turno da noite, desvendamos alguns segredos acerca dos carnívoros, com Miguel Rosalino, do Centre for Ecology Evolution and Environmental Changes (CE3C) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e das rapinas noturnas, com o Ricardo Brandão, do CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens). Maria João Silva, do Centro Ciência Viva do Alviela, revela-nos algumas curiosidades sobre morcegos. Sabe como se orientam estes mamíferos voadores com uma precisão incrível na total ausência de luz?
Segue-se um agradável convívio num picnic partilhado, onde será libertada uma rapina que se encontra em recuperação no CERVAS. Terminamos o dia com um passeio noturno para observação de algumas espécies de animais notívagos que podemos encontrar na envolvente do rio Alviela.
A iniciativa serve de warm up para a inauguração da exposição temporária Visões - O Interior do Olho Humano, patente no Centro Ciência Viva do Alviela a partir do dia 28 de Setembro.
Esta atividade tem um custo de 3€ por participante. As inscrições são obrigatórias e poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt.
Programa:
16h00 – Carnívoros, rapinas noturnas e morcegos
Quais as adaptações à vida noturna?
18h00 – Picnic partilhado
19h30 – Passeio noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário