O Município de Cantanhede tem já online uma versão atualizada do Sistema de Informação Geográfica (SIGMC Explorer: https://sig.cm-cantanhede.pt), portal para produção, análise e distribuição de informação geográfica especializada sobre o concelho. Integralmente desenvolvida pelos serviços técnicos do setor de inovação da autarquia, a renovada infraestrutura tecnológica faculta gratuitamente numa única aplicação um vasto leque de recursos que permitem aceder facilmente a dados relevantes sobre o território.
Trata-se de um upgrade que, relativamente à versão anterior, representa um avanço importante e oferece vantagens significativas, não só por ser uma plataforma mais completa ao nível das ferramentas e da informação que disponibiliza, mas também porque está mais acessível e mais intuitiva, além de ser bastante mais rápida a processar os pedidos.
Por outro lado, uma das grandes mais valias reside no facto de permitir consultar, analisar, sobrepor e cruzar informação técnica especializada ao nível municipal, o que não é possível com as mais populares ferramentas de mapas online. Com o novo SIGMC Explorer, a obtenção de plantas de localização para qualquer fim, incluindo o da instrução de processos, ficou agora muito mais versátil e facilitada.
A consulta de planos municipais de ordenamento do território ou da defesa da floresta contra incêndios, bem como a definição das faixas de gestão de combustíveis nas propriedades, só para citar alguns exemplos, está agora mais facilitada e abrangente com as maiores possibilidades de cruzamento de dados que o sistema proporciona.
Além disso, a plataforma tecnológica permite desenhar e efetuar vários tipos de medições sobre os mapas, com a possibilidade de criar novas camadas de informação geográfica, que pode ser cruzada com a já existente no sistema. Estas novas ferramentas representam vantagens que, de acordo com as diferentes necessidades de cada tipo de utilizador, revertem na melhoria do nível técnico dos mapas que é possível produzir.
A primeira versão do SIGMC Explorer – também desenvolvida pelos serviços técnicos do setor de inovação do Município de Cantanhede – foi lançada em 2001 e obteve assinalável sucesso na altura, tendo sido reconhecida como iniciativa pioneira a nível nacional, o que valeu a atribuição do Prémio de Boas Práticas da Administração Pública à autarquia cantanhedense em 2004. Com esta última renovação, o Município de Cantanhede continua em linha com o que de melhor se faz no país a este nível.