quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Oeste | INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - MARINHA GRANDE VAI TER LIVING LAB DA INDÚSTRIA DO FUTURO



A Marinha Grande vai ter o primeiro Living Lab da Indústria do Futuro da região Centro, que permite a criação de uma plataforma de colaboração no domínio da transformação digital integrando o projeto do Parque de Ciência e Inovação, tendo em vista o desenvolvimento do tecido tecnológico e industrial.

O laboratório vai permitir potenciar ganhos para a indústria decorrentes da aplicação de tecnologias de big data, IoT, conectividade 5G, computação de alto desempenho e modelos de negócio em Cloud e vai ser criado na sequência do protocolo de colaboração que foi formalizado entre a Câmara Municipal da Marinha Grande, a Altice Portugal, o Politécnico de Leiria, o Centimfe, a Cefamol e o Cenfim, cuja cerimónia ocorreu no passado dia 20 de setembro, no Edifício da Resinagem.

Na mesma sessão foram também assinados outros dois protocolos, entre a Câmara Municipal e a Altice Portugal/MEO, que visam a extensão da rede de fibra ótica a 95% dos fogos no concelho, que permitirá aos munícipes a receção de sinal de televisão e internet com melhor qualidade; e a utilização recíproca da rede de condutas, propriedade do Município e da MEO, instaladas no subsolo do concelho, para efeitos de redução das intervenções na via pública e permitir à Câmara instalar fibra ótica nos edifícios municipais de forma mais eficiente e sem custos adicionais.

A Altice Portugal ofereceu ainda tablets aos diretores dos três Agrupamentos de Escolas, para os 18 estabelecimentos de ensino básico do 1º ciclo do concelho.

A cerimónia de assinatura dos protocolos contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira; do Presidente Executivo (CEO) da Altice Portugal, Alexandre Fonseca; do Diretor Geral da Altice Labs SA, Alcino Lavrador; do Presidente do Conselho de Administração do CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria dos Moldes, Ferramentas especiais e Plásticos, Nuno Silva; do Presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa; do Vice-Presidente da CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria dos Moldes, Pedro Pereira; do Diretor do Núcleo do CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica da Marinha Grande, Carlos Manuel Silva; entre outras entidades.

A Presidente da Câmara, Cidália Ferreira, referiu que “a parceria que agora formalizamos com a Altice Portugal, não apenas nos honra como se configura de grande significado, porque reconhece e consolida, a nosso ver, o papel e a importância da Marinha Grande no que ao seu papel de liderança tecnológica diz respeito”.

Importa “estimular e alargar aquilo que para nós é, sem dúvida, um ecossistema favorável às diferentes expressões de empreendedorismo, de inovação e investigação tecnológica que, deste modo, assegurem e ampliem a notoriedade e a diferenciação da Marinha Grande”, acrescentou.

Esta ambição é sustentada também “na manutenção de um ambiente favorável, previsto no Pacto Territorial para o Emprego e Desenvolvimento da Marinha Grande, celebrado em 2017, entre diversos agentes de desenvolvimento local, que visava, entre outras coisas, a adoção de instrumentos de promoção da competitividade territorial através do acentuar do perfil tecnológico de que a Marinha Grande já dispunha”, adiantou a Presidente.

Cidália Ferreira recordou que “a Camara Municipal da Marinha Grande está a desenvolver o processo de alargamento da sua principal Zona Industrial, dando início à primeira fase deste enorme desafio, aprovado e financiado pelo Portugal 2020, que visa a expansão e requalificação de acessos (com um investimento de cerca de 1.1M€), e a modernização e inovação da área de acolhimento empresarial da Marinha Grande (com um investimento de cerca de 3M€)”.

O “Living Lab” “com projeção regional, no âmbito do “iMade - Parque de Ciência e Tecnologia da Marinha Grande”, que se encontra em fase de formalização e que resulta de uma parceria entre o Município, o Politécnico de Leiria, o Centimfe, a Cefamol e a Incubadora de Empresas OPEN será, sem dúvida, determinante para o reforço do perfil de liderança tecnológica que assumimos e desejamos consolidar”, concluiu.

O Presidente Executivo (CEO) da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, justificou que “a escolha da Marinha Grande para a instalação do Living Lab tem a ver com o reconhecimento a nível nacional que esta é uma região de indústria e de industriais, com papel relevante na área do vidro, dos moldes e dos plásticos. Esta região é conhecida pela sua capacidade de executar”.

Por esta razão, Alexandre Fonseca está “convencido que este Living Tab vai dar um passo significativo para a transformação da indústria, que tem sido ativa mas que tem de continuar essa transformação a caminho de uma indústria da nova geração com a transformação digital”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário