quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Alunos do 1.º Ciclo efetuam rastreios de saúde oral, auditivos e visuais


Uma equipa multidisciplinar de profissionais, constituída por higienistas orais e audiologistas da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e optometristas vindos da Universidade da Beira Interior, está a realizar rastreios gratuitos aos 176 alunos que frequentam o 1.º ciclo no concelho, de 23 a 25 de outubro em Proença-a-Nova e a 6 de novembro em Sobreira Formosa. Tendo em conta a adesão da comunidade escolar e a qualidade das avaliações efetuadas, está a ser programada uma iniciativa idêntica para as crianças do pré-escolar. 

O rastreio visual identifica alterações oculares através da avaliação de parâmetros visuais, tais como a acuidade visual, medida automática do erro refrativo e a coordenação binocular, e através da recolha de dados por questionário, entregue aos encarregados de educação. O rastreio auditivo avalia problemas de alterações audiológicas, por exemplo otite sero mucosa. Ao nível do rastreio de saúde oral, é avaliada a saúde oral das crianças e são aplicados vernizes de flúor como medida preventiva da cárie dentária. 

Integrada no projeto "Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar", cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, esta iniciativa parte da importância da saúde e bem-estar dos alunos como fator essencial para o seu sucesso educativo. Desta forma, podem ser detetadas situações de forma precoce e encaminhadas para tratamento. Para além da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e da Universidade da Beira Interior, os rastreios realizam-se ainda com o apoio, em parceria, do Agrupamento de Escolas e do Município de Proença-a-Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário