quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Valença | Feira dos Santos de Cerdal em Valença - A Feira Romaria a 1 e 2 de Novembro

1 e 2 de Novembro é dia da Feira dos Santos de Cerdal, a última grande feira romaria do calendário anual do Noroeste Peninsular.
A secular feira onde a tradição atrai milhares de portugueses e espanhóis numa das maiores feiras / romarias do Noroeste Peninsular.
Esta é a feira onde se vende de tudo, em mais de 400 tendas. O vestuário, as louças, o calçado, as tasquinhas, o gado bovino, caprino e ovino, os produtos do campo, as maquinarias agrícolas, os parques de diversões e uma infinidade de outros atrativos fazem as delicias da multidão.
Feira dos Santos e das Trocas
A 1 de novembro é a Feira dos Santos e a 2 de novembro a Feira das Trocas. Assim se mantém a tradição de trocar os produtos adquiridos na véspera que por alguma razão não serviram.
O Único Lugar no Mundo Onde Há Perícos
A meados de outono os perícos amadurecem e são a delicia entre as frutas da época. Os perícos, semelhantes a uma pequena pera, são endógenos de Valença e tem no concelho, para além da sua origem, as maiores áreas de produção. A par dos perícos, as castanhas cruas ou cozidas, as nozes e os dióspiros fazem as delicias de quem aprecia os produtos bio.
Noites Afamadas dos Santos, com Vinho Novo, Petiscos e Concertinas
Manda a tradição que nas noites de 31 de outubro e 1 de novembro, a Feira dos Santos é o destino para provar os vinhos novos e saborear os petiscos locais. Nas tasquinhas animam-se as noites, ao som das concertinas e soltam-se as mais castiças cantigas de desgarrada.
Corridas de Garranos em 1 de Novembro
Na Pista das Corridas os ginetes mostram a beleza do nosso cavalo, o garrano. As corridas de cavalos, em passo travado, decorrerão no dia 1, a partir das 14h30, na Pista das Corridas.
Os emblemáticos cavalos garranos dão um colorido especial à feira do gado que contará, ainda, com animais bovinos, caprinos e ovinos.
Séculos de Tradição
A Feira dos Santos é uma feira / romaria secular e um verdadeiro ponto de encontro galaico-minhoto que cativa, ano após ano, milhares de visitantes. A feira já aparece documentada em 1758 e é um ponto de confluência de povos e onde, por excelência, se sente a alma galaico-minhota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário